Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

São Benedito: múltiplas bênçãos nesta segunda-feira (dia 4) (Foto: Divulgação)

# São Benedito, o Mouro, ou o Africano, é celebrado dia 4 de abril, data de sua morte em Palermo, Itália. Aos 21 anos, tornou-se monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis, fez voto de pobreza, obediência e castidade. Costumava caminhar descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações. Padroeiro dos negros, dos cozinheiros, das donas de casa e dos profissionais de nutrição. No sincretismo, São Benedito é representado por Ossain, o orixá da cura, na Umbanda. A pintura acima é de autoria de um artista primitivo, provavelmente do final do século 19, e faz parte de uma assemblage criada em um antigo estojo de pequenas ferramentas. Peças de arte sacra antigas completam o relicário.

saldanha

Capa do livro “Nunca Pensei em ser Atriz” (Foto: Divulgação)

# Quarta-feira próxima (dia 6), no palco do Theatro São Pedro, às 19 horas, Suzana Saldanha apresenta o espetáculo solo “Eu é Nós” e logo após autografa “Nunca Pensei em ser Atriz”, no Foyer Nobre do teatro. Sobre o livro, Suzana Saldanha comentou: “Eu navego pela memória desde o momento que desisti de fazer História e troquei por Arte Dramática, em Porto Alegre. Falo, é claro, do Grupo de Teatro Província e da minha ida ao Rio onde participei do Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, entre outros tantos trabalhos”. Além do texto da atriz, o livro tem conteúdos de amigos e profissionais com os quais Suzana Saldanha trabalhou no teatro, cinema e televisão.

fuhro

Litografia de tiragem limitada do artista Henrique Fuhro. A mesma foi feita especialmente para o Escritório de Arte Alto da Bronze (Foto: Divulgação)

# Uma litografia exclusiva de Fuhro, apresentando um sax, faz parte do acervo que está em exposição na morada-atelier da artista Elizethe Borghetti, Rua Alfredo Schuett, nº 1000, até este domingo (dia 3). O trabalho foi criado especialmente para o Escritório de Arte Alto da Bronze participar de um evento realizado no Santander Cultural, na década passada. São apenas 20 exemplares e este será apregoado no leilão virtual que estarei conduzindo com Norton Fernandes nas noites de 4,5 e 6 de abril. Ainda outras peças importantes dos acervos de Elizethe Borghetti, Helena Beatriz Chaves Barcellos Macedo e outros, despertam o interesse dos colecionadores. Para mais detalhes, clique aqui.

# A partir deste domingo (dia 3), chega às plataformas digitais – que podem ser conferidas clicando aqui – o álbum visual “Minha Essência”, de Laura Dalmás. A compositora gaúcha apresenta oito faixas autorais embaladas pela MPB e o pop. A artista, que ficou conhecida em todo o Brasil ao participar da quinta edição do The Voice Brasil da Globo, também produz os videoclipes que juntos formam uma narrativa. As músicas de seu disco de estreia apresentam temas baseados em fases da vida.

# Músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Sedac, preparam um programa exclusivo para formação de metais, com entrada franca, na nova Sala de Recitais da Casa da OSPA. A segunda apresentação da Série Música de Câmara 2022 ocorre neste domingo (dia 3), às 18h, e inclui peças para trompete, trompa e trombone. Para mais informações, clique aqui.

# Neste sábado (dia 2), a mostra “Amazônia – Universo de Contrastes” será inaugurada na Galeria Zoravia Bettiol, sede do Instituto Zoravia Bettiol no Bairro Ipanema. A mostra reúne 36 obras, entre pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, formas tecidas e tapeçarias de recorte de 29 artistas. À frente da mostra está o Instituto Zoravia Bettiol e a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa.