Tic-Tac
Pavilhão de Portugal na Expo 98 (Foto: Reprodução)
# Conheci a obra do arquiteto Álvaro Siza durante a visita, como convidado do governo de Portugal, na Exposição Mundial de Lisboa de 1998. O Pavilhão Português da Expo 98 era de sua autoria e impressionava por ser leve e poderoso, como mostram as fotos. O edifício era a grande entrada para o espaço da exposição e se integrava com o porto, pois o tema da Expo foi “Os Oceanos: Uma Herança para o Futuro”. Mais a respeito de Álvaro Siza poderá ser visto no documentário “Paisagem Concreta”, que celebra os 14 anos da Fundação Iberê. O filme será exibido neste final de semana (dias 9 e 10), às 17h, na Fundação Iberê. Sendo que no primeiro dia, haverá um bate-papo com os diretores do filme, Laura Artigas e Luiz Ferrás, e o arquiteto e pesquisador Carlos Eduardo Comas.
Outro ângulo do pavilhão (Foto: Reprodução)
# Neste domingo (dia 10), às 19h30, na Praça Maurício Cardoso, ocorre a primeira edição do Cine Europa, que reunirá curtas-metragens da França, Espanha e Alemanha. A sessão apresentará os curtas: Der späte Vogel (2013) - Alemanha, Einstein-Rosen (2016) - Espanha e Ourse (2021) - França. Para mais informações, clique aqui.
Acrílica sobre tela, “(detalhe) de olho na Teia”, sem data (Foto: Divulgação)
Acrílica sobre tela, titulada “Coração e Lágrimas”, de 2020 (Foto: Divulgação)
# A Galeria e Espaço Cultural Duque inaugura, neste sábado (dia 9), duas mostras: “Gladys May – Pinturas e Desenhos”, que é um tributo à artista Gladys Maria Ranquetat May (1940-2020), que tem organização de José Francisco Alves e expõe em dois andares da galeria cerca de 40 obras, e “Uma Semana em 100 anos”, em alusão à Semana de Arte Moderna de 22, e traz obras de grandes nomes como Tarsila do Amaral e outros.
# A qualidade do Kurotel é, também, contar com uma equipe treinada e atuando há longo tempo, como o garçom Edio Drum, a quem cumprimentei no recente jantar que assinalou as quatro décadas de atividade do SPA da Serra Gaúcha.
# Simone Souza, responsável pelo Residencial Cravo e Canela, instalada em Petrópolis, recebe para chá na tarde da próxima quarta-feira (dia 13), assinalando o início das atividades da categorizada casa.
# Devido ao sucesso da mostra van Gogh, inaugurada em dezembro no Multiverso Experience, localizado no Cais Embarcadero, a exposição será estendida e, desta vez, o artista estará acompanhado do pai do impressionismo, Claude Monet. Para mais informações, clique aqui. Vale conferir!
Ana Medeiros atuando em Som de Madeira (Foto: Fábio Zambom/Divulgação)
# A Cia La Negra Ana Medeiros apresenta, neste final de semana (dia 9 e 10), às 20h, no teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o espetáculo Som da Madeira. A produção, indicada a destaque técnico artístico no Prêmio Açorianos 2021, tem direção cênica de Silvia Canarim. O espetáculo conta com músicas do violonista Thiago Colombo, feitas no sul do Brasil com sotaque internacional, e apresenta uma dança com mescla de estilos entre o Flamenco e o folclore “sureño”. Nele, Ana La Negra, Ana Candida de La Campana, Emily Borghetti e Patrícia Corrêa, quatro bailarinas com formações em dança flamenca, traduzem através da sonoridade do violão, dos corpos e das possibilidades que os elementos feitos de madeira, como a castanhola, leque e outros. Para adquirir ingressos, clique aqui.