Tic-Tac
Maria Tomaselli, André Vanzon, Nicolas Beidacki, curador da mostra, e Paulo Chimendes (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Maria Tomaselli recebeu juntamente com o curador Nicolas Beidacki e André Venzon no vernissage de sua mostra “O Meu Fragil Mundo Passageiro”, na Ecarta. As telas, algumas de fases anteriores e outras recentes, tiveram a atenção de Emilio Kalil, Olga Velho, Silvio Bento e Heitor Bergamini, entre muitos que circularam na galeria durante o final da manhã do último sábado (dia 21). Ivan Lourenço, que veio de São Paulo para assumir o cargo de coordenador do Santander Cultural, esteve lá para cumprimentar a artista.
Ivan Lourenço, André Venzon e Walter Karwatzki (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# A trajetória da ex-primeira dama Judite Dutra foi de sóbria dignidade e de expressiva atividade junto ao ex-governador Olívio Dutra. Sua partida enlutou a família e os inúmeros amigos que acompanharam sua despedida. Entre as presenças, a ex-primeira dama Neuza Canabarro esteve nos atos fúnebres.
# A data de 20 de maio é a celebração do Dia Mundial da Abelha, criado pela ONU em 2017. São múltiplos os movimentos para preservar o precioso inseto voador responsável por um dos importantes ciclos de vida no planeta. É um dever preservar as abelhas.
# A Noite dos Museus reuniu um número expressivo de visitantes que movimentaram o Centro Histórico de forma intensa. Faltou orientação para o trânsito fluir com facilidade. Ruas trancadas, além do grande volume de veículos, tornaram quase impossível circular no Centro Histórico. O evento tem seu lugar na agenda dos acontecimentos da capital e merece um planejamento à altura para o público poder participar sem desgastes.
# Os irmãos Vera e Antonio Gewehr recebem na tarde desta quarta-feira (dia 25) para brindar os 25 anos de seu antiquário, o Ponto de Antiguidades. Uma seleção de catálogos da Christie’s, Sotheby’s e do Correio Velho, este de Lisboa, além de obras a respeito de arte e antiguidades estarão à venda com renda integral destinada ao Reino Gato e Bicho de Rua.
# Nesta quarta-feira (dia 25), às 20h, o DJ Malásia irá tocar no KSA Centro, localizado na Rua Duque de Caxias. A entrada é gratuita até às 22h. Para mais informações, clique aqui.
# Nesta quarta-feira (dia 25), às 10h30min, acontece um evento religioso que celebra os seis anos de atividade da Casa Madre Ana. O cardiologista Fernando Lucchese, presidente do Conselho Provedor da Instituição, receberá convidados e autoridades, quando também irá homenagear os principais doadores e voluntários da Casa, que ajudam a manter esse projeto tão relevante para a saúde de muitos pacientes em tratamento na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e familiares. Estarão presentes o rabino Guershon Kwasniewski e com a participação especial da Orquestra Jovem da OSPA.
Estive com Beth Schmidt e Carlos Trevi (Foto: Divulgação)
# O Garimpo, de Beth Schmidt esteve concorrido na primeira noite desta semana para os drinks em que apresentou uma original coleção de trabalhos com pedras gaúchas, que estão sendo apregoadas na noite desta quarta-feira (dia 25). Carlos Trevi, que está em curta temporada na capital, José Luis Santayana, além de colecionadores e interessados em arte, estiveram conferindo.
# No dia 11 de junho, a Galeria Hugo França, localizada em Trancoso, inaugura a mostra “Do Moderno ao Contemporâneo”. Com curadoria de Alberto Vicente e Marcelo Vasconcellos, a exposição conta com a presença da gaúcha Inês Schertel, entre outros. Poderá ser conferida até o dia 15 de setembro.
A soprano Tati Helene (Foto: Gal Oppido/Divulgação)
# A OSPA, fundação vinculada à Sedac, apresenta uma das grandes obras do genial compositor Richard Strauss, “Uma Vida de Herói”, no concerto homônimo marcado para o próximo sábado (dia 28), às 17h. A apresentação ocorre na Casa da OSPA, em Porto Alegre, e conta com transmissão ao vivo pelo YouTube – que pode ser conferido clicando aqui. Como regente convidado, a OSPA recebe um parceiro de longa data, o maestro japonês Kiyotaka Teraoka. Nesta semana, a solista é a cantora brasileira Tati Helene, que interpreta “La Mort de Cléopâtre”, de Hector Berlioz. Anunciada no início da temporada, a cantora espanhola Nancy Fabiola Herrera teve de cancelar a sua vinda por motivos de saúde. Para mais informações, clique aqui.
Uma das obras que integra a mostra, cianotipia sobre papel e algodão (Foto: Divulgação)
# “João e Maria” é a mais nova exposição individual da artista Andréa Brächer, que inaugura nesta quinta-feira (dia 26), às 19h30min, na Casa Amarela. A artista apresenta sua nova série de trabalhos, que desenvolveu durante a residência na Casa Amarela, fazendo uma referência às fábulas infantis dos Irmãos Grimm, plasmando o cenário das florestas através da fotografia em cianótipo. A exposição tem entrada franca e fica aberta para visitação de 26 de maio e 10 de junho,
# Bela ação: a Flowork comemorou o quinto ano de operação na capital e, junto com seus membros, realizou uma ação de arrecadação de alimentos. A cada quilo doado pelos membros do ecossistema, a Flowork doou mais quatro quilos de alimentos para as instituições contempladas. Em Porto Alegre foram 500 quilos de alimentos entregues para a Aldeia da Fraternidade e para a Casa Santa Rita. Já em Curitiba, os 250 quilos de alimentos foram doados para a Casa de Maria. O total equivale a aproximadamente 3 mil refeições.
# A Aliança Francesa Porto Alegre, em parceria com a Fundação Iberê e o Centre Intermondes de La Rochelle, promove, nesta quinta-feira (dia 26), às 18h, na Fundação Iberê, o segundo Debate de ideias do ano, com o objetivo de debater sobre a importância da residência artística nas artes visuais, por proporcionar um espaço de imersão artística, de experiência e trocas multiculturais e aprendizado único. Os convidados para o debate são David Ceccon, Leandro Machado, Letícia Lopes e Xadalu Tupã Jekupé, artistas premiados pelo Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea. Todos tiveram a experiência de realizar uma residência artística no Centre Intermondes, em La Rochelle, na França. O evento também será transmitido pelo YouTube da AFPOA.
O novo ambiente do bar do DRY (Foto: Divulgação)
# Os sócios Rodrigo Dutra Vila, Leandro Rodrigues e Diego Caleffi reinauguraram o bar do DRY, localizado na Avenida Nova York, depois de passar por uma reforma completa que trouxe novos ambientes.
Lulu Grendene e Paulo Chiele (Foto: Carlos Alves/Divulgação)
# Em recente evento, os editores da Onne & Only, Marcelo Tovo e João de Lucena, e o sócio realizador do Fórum Onne Luxo, Paulo Chiele, estiveram em Florianópolis, onde fizeram uma apresentação da Multi Plataforma Onne num ecossistema com lojas para casa e escritório, chamado Armazém 401. Ainda no mês de maio, o trio desembarca em São Paulo com objetivo de produzir um Especial SP, trazendo o que há de mais interessante na capital paulista. O lançamento da 17ª Edição, impressa e digital, ocorrerá em julho e vai trazer na capa obra do mestre do basalto, Bez Batti. Em 2022, o magazine chega aos nove anos de atuação no mercado editorial premium.