Tic-Tac
Alice Floriano e Mahara Soldan (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Na movimentada Galeria Prado, quarta-feira à noite (dia 20), avistei Alice Floriano e Mahara Soldan na Santi Pizzerìa Napoletana. Elas vão inaugurar o Andaime, na próxima semana, num dos recantos da Casa de Cultura Mario Quintana. Será um espaço destinado ao comércio de peças de arte e artesanato de originalidade, que estão garimpando. A pizzaria de Mariano Scorpaniti mantém frequência em alta, graças ao pizzaiolo Camilo Scorpaniti e seu auxiliar Paulo Umpierre. O colunista Ivan Mattos e amigos saboreavam uma pizza aos quatro queijos, um dos musts da casa, com o vinho Corbelli, da Porto a Porto.
Mariano Scorpaniti, nome à frente da Santi Pizzería Napoletana (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Camilo Scorpaniti e seu auxiliar Paulo Umpierre comandam o forno da Santi (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Despertando muito interesse, o evento Roda de Conversa e Exposição “Mulheres Pretas de POA”, que será realizado na tarde da próxima segunda-feira, (dia 25), no Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho. As inscrições podem ser feitas através do e-mail projetosdesarquivando@gmail.com e serão fornecidos certificados de participação. O encontro terá homenagens especiais a um grupo de atuantes mulheres pretas de Porto Alegre.
Cristhianne Galvão e Rodrigo Colla (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)
Estilo Hilton: a charmosa mesa preparada com um belo arranjo de flores e deliciosos appetizers (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)
# O Hilton Porto Alegre anunciou, durante um coquetel, na última quinta-feira (dia 21), Rodrigo Colla como novo gerente geral. Formado em Administração de Empresas, ele atua há 20 anos no mercado hoteleiro. Após oito anos trabalhando no Hilton São Paulo Morumbi, Colla atuou em hotéis da Rede Hilton em Cingapura, Costa Rica e Curacao. Antes de retornar ao Brasil, ele atuou como gerente geral do Homewood Suites by Hilton Santo Domingo, onde liderou a abertura do primeiro hotel da marca no Caribe.
Ervino Rieger (Foto: Lucia Martinez/Divulgação)
# O pianista Ervino Rieger proporcionou uma audição de plena satisfação aos apreciadores de música erudita no auditório do Instituto Ling, quinta-feira à noite (dia 21). Iniciando com a Sonata em Lá menor de Mozart, executou obras de compositores consagrados e encerrando com Liszt. Não se tem notícia de novas apresentações, embora o interesse em suas audições seja grande. Entre as presenças no concerto, Carlen Luz e Elisa Hettwer.
Uma das belas velas decorativas (Foto: Divulgação)
# A Divina Brasilidade, loja de artigos de decoração e arte garimpados em todo o Brasil, está lançando uma linha de velas decorativas produzidas no litoral norte gaúcho, com o reaproveitamento de troncos de árvores. Segundo Hélio Zorzi, proprietário da loja, as velas são uma forma inovadora, requintada e charmosa de trazer a natureza para dentro de casa, compondo a decoração dos ambientes e garantindo um toque rústico e aconchegante. Mais informações através do WhatsApp (051) 9 8907-9593.
# Neste sábado (dia 23), das 14h às 20h, acontece a comemoração dos 40 anos do Clube de Jazz, na CCMQ, no mezanino do Quintana’s Bar. Mais de 30 músicos estão confirmados no evento. O clube foi iniciado em 1982, quando Ivone Pacheco, a Dama do Jazz, foi descoberta pelo jovem músico Marcos Ungareti.
Aura Trio: Martina Ströher, Liliana Michelsen e Brigitta Calloni (Foto: Rafael de Oliveira/Divulgação)
# Neste domingo (dia 24), às 18h, a Casa da OSPA recebe a primeira apresentação do Aura Trio – o evento integra a Série Música de Câmara. Será a estreia do grupo formado pela pianista Liliana Michelsen e por duas musicistas da OSPA, a violinista Brigitta Calloni e a violoncelista Martina Ströher. O trio tem realizado ensaios presenciais e à distância desde 2018, mas uma série de imprevistos o impediu de se apresentar ao público até agora. Para mais informações, clique aqui.
# No sábado (dia 30), das 10h às 16h, acontece o vernissage da exposição “Pedro Weingärtner, Nosso Contemporâneo”, na GalArt. A mostra apresenta 23 obras do célebre artista considerado um dos grandes nomes da história arte do Rio Grande do Sul. São obras raras, provenientes de coleções particulares, algumas reveladas pela primeira vez ao público.
# Na próxima segunda-feira (dia 25), às 15h, será lançado oficialmente o projeto de digitalização e disponibilização do acervo do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. Uma data emblemática, pois marca os 198 anos da Imigração Alemã no Brasil e o aniversário de São Leopoldo. O evento integra a programação do "EinwandergunsFest - Festa da Imigração 2022" e acontece na sede do museu, no Centro de São Leopoldo.
# O projeto “Adaptação - Entre a Literatura e o Cinema”, que fez sucesso na programação virtual do Instituto Ling em 2021, está de volta, agora em formato presencial, com encontros para discutir grandes obras da literatura e do cinema no auditório do centro cultural. Conduzida pelo professor, tradutor, poeta e escritor Pedro Gonzaga e pelo jornalista e crítico de cinema Roger Lerina, a atividade terá sua primeira edição com público presente na próxima terça-feira (dia 26), às 19h30min. Para mais informações, clique aqui.