Tic-Tac
ngrid de Kroes, Gladis Kalil e Emilio Kalil, comando da Fundação Iberê (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# O pintor Rodrigo Andrade inaugurou sua mostra na Fundação Iberê Camargo, contando com grande afluência na manhã do último sábado (dia 27). O secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, Patricia Saraiva, Heitor Bergamini, entre muitos, circularam nos dois andares que reúnem as criações do pintor, apresentando seus trabalhos pela primeira vez em Porto Alegre, com curadoria de Taisa Palhares. Maria Elena e Jorge Johannpeter, que receberam para jantar em homenagem ao artista, estiveram no vernissage. A mostra pode ser conferida até 4 de dezembro.
Silvia Souza Aranha: temporada em Buenos Aires (Foto: Divulgação)
Antonio Carlos Souza Aranha: festejos em São Paulo (Foto: Divulgação)
# Silvia Souza Aranha e o marido Antonio Carlos Souza Aranha, que recentemente comemorou aniversário na Hípica Paulista, estão em Buenos Aires para curta temporada. Silvia, cujo antiquário “Resplendor”, especializado em arte sacra, está entre os melhores da capital paulista, participou do recente Salão de Arte na Hípica de São Paulo.
# Inaugura nesta quarta-feira (dia 31), na Fábrica do Futuro, a exposição “Chronos e Kairós”, do artista e designer Daniel Confortin. O evento marca uma nova fase na carreira. Reúne cerca de 60 criações, peças de arte com valor afetivo, convidando o visitante a experimentar um ambiente aconchegante, intimista e sensorial. As peças, desenhadas e executadas pelo próprio artista, em seu atelier, com materiais naturais e de reaproveitamento da indústria, são produzidas cruzando técnicas ancestrais e design arrojado, utilizando palha, madeira, couro e corda e acrílico de segundo ou terceiro reuso, entre outros insumos.
# A próxima edição do Mesa de Cinema, projeto idealizado pela jornalista Rejane Martins, acontece neste sábado (dia 3), e irá debater sobre o longa Burnt (Pegado Fogo). O encontro presencial, que tem limite de vagas, será no Studio Crocco Design, mas para deixar ninguém de fora, os interessados poderão receber o kit em suas residências. O chef Vico Crocco será o responsável pelo menu. Os ingressos pode ser adquiridos clicando aqui.
O acordeonista Fernando Ávila (Foto: Divulgação)
# Um símbolo da música regionalista gaúcha, o acordeon tem se aproximado da música de câmara pelas mãos de Fernando Ávila. O jovem compositor lançou em 2017 ‘‘A Lua de Santiago’’, disco cujas faixas estarão presentes no próximo recital da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). A apresentação tem entrada franca e ocorrerá no próximo domingo (dia 4), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da OSPA. O repertório, arranjado para acordeon e quinteto de cordas, conta com a execução do próprio compositor e dos músicos da OSPA Ariel Polycarpo (violino), Geovane Marquetti (violino), João Senna (viola), Murilo Alves (violoncelo) e Rafael Figueredo (contrabaixo). Para mais informações, clique aqui.
# A Balonê, que está completando 21 anos de história, terá uma edição especial de aniversário sábado próximo (dia 3), no Ocidente. Comandando a trilha sonora da noite, estará uma turma de DJs com nomes que participaram do início e da evolução da Balonê durante todos esses anos. Entre eles, Taís Scherer (criadora, dona e musa da festa), Adriana Banana, Roger Lerina, JZK, Feijão e dgdgd (Diego de Godoy), além do convidado especial Lelê Bortholacci, comunicador da 102.3 FM. Para mais informações, clique aqui.
# O espetáculo Baixa Terapia chega a Porto Alegre para curtíssima temporada nesta sexta-feira e sábado (dias 2 e 3), às 21h. A debochada comédia conta com elenco repleto de grandes estrelas, formado por Antonio Fagundes, Mara Carvalho, Alexandra Martins, Fábio Espósito e Guilherme Magon, além da gaúcha Ilana Kaplan, que venceu o 30º Prêmio Shell de melhor atriz pela sua atuação na montagem. Para mais informações, clique aqui.
# Durante o Setembro Amarelo, mês de combate e prevenção ao suicídio, o Instituto Ling recebe a estreia em Porto Alegre de Derrota no formato presencial, primeiro espetáculo solo da carreira da premiada atriz gaúcha Liane Venturella. As apresentações ocorrem nesta sexta-feira e no sábado (dias 2 e 3), às 20h, e são seguidas de debates sobre a temática. Ao final da primeira sessão, a equipe da peça receberá o psicanalista, diretor de teatro, ator e dramaturgo gaúcho Júlio Conte para o bate-papo. No dia seguinte, o convidado será o psiquiatra Tiago Crestana. Para mais informações, clique aqui.
# Ainda sobre o Instituto Ling: a exposição “Linhas do Espaço Tempo”, primeira mostra no Brasil a reunir as obras de Carlito Carvalhosa desde a sua partida, em maio de 2021, segue podendo ser visitada até o dia 10 de setembro. Para agendar sua visita, clique aqui.
# Nesta quinta-feira (dia 1º), às 17h30min, ocorre na Gravura Galeria de Arte, a abertura da exposição “Para Lembrar”, de Bernardete Conte. A mostra, que integra parte do projeto ”Portas para a Arte” da 13ª Bienal do Mercosul, tem como tema as imagens do Holocausto.
Letícia Wierzchowski e Gabriela Matos (Foto: Lucas Franck/NMLSS/Divulgação)
Paulo Henrique Rodrigues e Thiago Lacerda (Foto: Lucas Franck/NMLSS/Divulgação)
# Na última quinta-feira (dia 25), o escritório de arquitetura e incorporadora Stemmer Rodrigues, com sedes em Porto Alegre e Barcelona (ES), lançou o livro “Arquitetura da Vida”, com um bate-papo no Teatro da Unisinos, reunindo a escritora da obra Letícia Wierzchowski, o ator e diretor Thiago Lacerda e a arquiteta e apresentadora do GNT Gabriela Matos. No palco do evento, a arquiteta Ingrid Stemmer representou toda equipe do escritório e compartilhou a sua história e percepções sobre as obras e o papel das casas na vida das pessoas. A partir da sua experiência como diretor e sua conexão com o estado, Thiago Lacerda falou sobre a idealização de cenários e sua visão sobre o morar. Já Letícia, compartilhou o seu processo criativo, como imagina o cenário e o personagem no espaço, e os transporta da mente para a narrativa, além da sua experiência no projeto. Enquanto Gabriela Matos, trouxe para a conversa as suas percepções sobre a moradia, as mudanças de comportamento pós-pandemia e suas experiências como apresentadora do programa "Desapegue se for capaz", do GNT.