Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

A primeira basílica de Porto Alegre: Nossa Senhora das Dores (Foto: Wikipédia/Reprodução)

# Uma Setena de Nossa Senhora das Dores está em andamento no antigo templo da Rua dos Andradas com cerimonial e pregações todas as noites, com início às 19h30min. No domingo (dia 11), o pregador foi Dom Francisco Salm, Bispo de Novo Hamburgo. Nesta quinta-feira (dia 15), será a celebração da basílica, a primeira de Porto Alegre, com missa oficiada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler.

# Nesta quinta-feira (dia 15), a 13ª Bienal do Mercosul abre suas portas e abraça a capital. Para celebrar o retorno ao formato presencial, será realizada uma Cerimônia de Abertura Oficial, a partir das 18h, no Instituto Caldeira. A ocasião terá a presença de inúmeros artistas e nomes ligados à cultura e à arte. A 13ª Bienal do Mercosul acontecerá até o dia 20 de novembro.

eneida

Eneida Amaral teve almoço, festejando aniversário (Foto: Divulgação)

aurvalle

Vera Maria Aurvalle Alvares e Eneida Amaral (Foto: Divulgação)

eneida_birthday

Ana Paula Terra Machado, Beatriz Bohrer Amaral e Mário Espíndola (Foto: Divulgação)

# Eneida Amaral, cuja personalidade marcante é plena de energia e entusiasmo, comemorou uma bela idade com almoço na residência de Ana Paula Terra Machado e Paulo Amaral. Vera Aurvalle Alvares, entre outros, esteve cumprimentando Eneida.

# O constante noticiário a respeito da família real do Reino Unido tem registrado exageros como a análise das mãos do rei Charles III, inclusive com conjecturas de menos informados e até médicos. A embaixadora Leda Lucia Camargo, em relato pessoal no livro “Os diplomatas e suas Histórias”, comenta que ao conhecer o então príncipe Charles, em sua primeira visita ao Brasil, no ano de 1978, ficou impressionada com as formas grosseiras e pesadas de suas mãos. Embora pertença a uma das famílias reais importantes da Europa, a natureza lhe deu mãos grosseiras e deselegantes. Acontece nas melhores famílias.

alj

Na última semana, a Leopoldina Juvenil inaugurou a exposição fotográfica das debutantes 2022 (Foto: Silvas Hunter/Divulgação)

sasseh

Luisa Sassen (Foto: Silvas Hunter/Divulgação)

alj

Anita Sehn Brose entre Lúcia Dias Machado e Paulo Corazza, nomes ligado s ao clube (Foto: Silvas Hunter/Divulgação)

# A Associação Leopoldina Juvenil realizou um coquetel de abertura da Exposição Fotográfica das Debutantes ALJ 2022. Ao todo, 56 jovens, clicadas pela equipe Silvas Hunter Fotografia, foram apresentadas no evento, que antecipa a noite do baile, agendado para 1º de outubro. A mostra poderá ser visitada até o dia 27 de setembro.

# Nesta quarta-feira (dia 14), inaugura a mostra “Narrativas Oníricas”, na Galeria Nieto, que faz parte do projeto “Portas para a Arte”, para o qual algumas galerias de Porto Alegre foram convidadas a se integrar paralelamente à 13ª Bienal do Mercosul. Um sonho pode ser compartilhado, dividido entre duas pessoas que desenvolvem uma narrativa complementar. Essa é a proposta da exposição fotográfica "Narrativas Oniricas" das fotógrafas Elvira Forttuna e Mylene Rizzo, que reúne 38 obras com curadoria de Carina Nieto, sendo fotografias impressas em papel fotográfico silk, canvas e bordadas em paisagens oníricas.

# Uma das grandes obras latinoamericanas feitas para o cinema ganha a sonoridade da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). ‘‘A Noite dos Maias’’, de Silvestre Revueltas, dá nome ao concerto deste sábado (dia 17), às 17h. A Casa da OSPA recebe o programa e conta com a presença de dois convidados de renome internacional. O maestro venezuelano Rodolfo Saglimbeni divide o palco com o violinista italiano Davide Alogna, que interpreta, como solista, duas obras de Wolfgang Amadeus Mozart. O espetáculo tem transmissão ao vivo pelo YouTube. Para mais informações, clique aqui.

# A poeta, professora, tradutora Cleonice Bourscheid vai participar do VII Festival de Poesia de Lisboa nesta quarta-feira (dia 14). A autora, que é uma das finalistas do FPL, também integrará a antologia Corpos de Amor e Luta, comemorativa ao evento literário. O Festival ocorrerá entre os dias 14 e 18 de setembro de 2022, de maneira presencial, com transmissão online da programação, exceto oficinas/workshops. Com o tema “Eu morro e remorro na vida que passa”: corpos de amor e luta, a escritora homenageada será a poeta portuguesa Ana Luísa Amaral.

# Rogério Gomes, médico cardiologista, escritor e fotógrafo, lança nesta quarta-feira (dia 14), às 19h, na Delphus Galeria de Arte, suas produções culturais mais autobiográficas. Em seu quarto livro, “Crônicas da Pandemia”, editado pela Total Books, Gomes se desnuda do distanciamento médico-paciente e expõe a emoção e a indignação pelas vidas perdidas durante o intenso trabalho na frente de batalha contra o Covid-19 no Instituto de Cardiologia e também em seu consultório.