Tic-Tac
Beatriz Araujo, secretária estadual da Cultura, e André Venzon (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
# A secretária da Cultura do Estado Beatriz Araujo e Carmen Ferrão, entre muitos artistas e nomes da cultura, visitaram a morada-atelier de André Venzon na tarde do último sábado (dia 15), conhecendo a vivência do artista e suas criações. Obras instigantes de acabamento irrepreensível compõem os diversos recantos que foram acrescidos de flores e outros complementos incomuns, tornando mais atraente o conjunto. “ Eu me deixo ser”, o evento que festejou os 25 anos do atelier-residência, participa do Projeto Portas Abertas para a Arte da 13ª Bienal Mercosul.
Patrícia Miranda, Glória Corbetta e Bárbara Miranda (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
Vista ampla do ateliê de André Venzon (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
Carmen Ferrão e André Venzon (Foto: Nilton Santolin/Divulgação)
# O centenário da morte de Marcel Proust motivou Pedro Correa do Lago para editar o livro “Marcel Proust – Une Vie de Lettres et de Images”, com o selo da editora Gallimard, que terá lançamento nesta quinta-feira (dia 20), na Galerie Kugel, no Quai Anatole France, em Paris.
O designer Celso Dornelles criou um muiraquitã no raro mineral Metatronita (Foto: Daniela Barcellos/especial)
Celso mostra o muiraquitã de bela execução (Foto: Daniela Barcellos/especial)
# O designer Celso Dornelles durante uma temporada em Belém do Pará, ministrando uma oficina e palestras a convite dos organizadores do Encontro Nacional de Design, conheceu o muirakitã, talismã da Amazônia, e inspirador de Mario de Andrade ao descrever as andanças de Macunaíma. Sou entusiasta desta lenda e sempre desejei ter um muirakitã talhado numa gema incomum. Celso criou um especial para mim e comento na minha página no Instagram - podendo ser visto clicando aqui e aqui.
# O artigo a respeito da limpeza do Arroio Dilúvio, matéria do Jornal ZH desta terça-feira (dia 18) mostrou o menosprezo pelo curso de água, que sendo cuidado poderá se tornar outra atração da capital. Vale lembrar que os londrinos resgataram o Rio Tamisa, que depois de ser um depósito de lixo, tem atualmente águas límpidas, onde é possível pescar. Os cuidados de limpeza do Arroio Dilúvio devem ser acompanhados de estímulo e orientação para manter a qualidade.
Paula Ramos, Alice Floriano e Romy Pocztaruk (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Romy Pocztaruk ao lado de suas criações (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Alice Floriano usando a inusitada pulseira de Jimena Rios (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Alice Floriano mostra em sua galeria joias de sua criação e da designer Jimena Rios e telas pintadas pela fotógrafa Romy Pocztaruk, durante o recesso da pandemia. Paula Ramos escolheu o título “Um estranho delírio” na apresentação da mostra que iniciou no sábado (dia 15) e poderá ser visitada até 19 de novembro. Os recantos da galeria de Alice Floriano estão exibindo joias de belo e incomum efeito e as telas, maioria com motivação em flores e vegetais.
# Na próxima sexta-feira (dia 21), às 20h, acontecerá a 15ª edição do Festival da Canção Aliança Francesa. Os 10 selecionados para a etapa semifinal em Porto Alegre irão se apresentar no Salão de Atos da UFRGS diante de um júri. Para mais informações, clique aqui.
Momento de montagem da mostra “‘ANIMALIS IMAGINIBVS: Fabulações e Conexões” (Foto: Divulgação)
Mauro Espíndola exibe seus trabalhos na Pinacoteca Rubem Berta (Foto: Divulgação)
# A Pinacoteca Ruben Berta inaugura, na quinta-feira (dia 20), a exposição “ANIMALIS IMAGINIBVS: Fabulações e Conexões”, de Mauro Espíndola | Emanoel Leichter. A mostra tem a participação do artista Marcelo Armani, que projetou a instalação sonora hexafônica Habitat, e curadoria e textos de Adolfo Montejo Navas. A abertura terá as presenças dos convidados especiais Antonio Borges-Cunha, Moisés Bonella Cunha e Vagner Cunha, que integram o grupo Atmosphæra.
# A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, disponibilizou 101 oportunidades a jovens que buscam se aperfeiçoar num instrumento musical, como aluno regular, ou até mesmo integrar uma orquestra, uma banda ou um coro. As inscrições para ingresso a partir do primeiro semestre de 2023 são feitas por meio de um formulário on-line, que está disponível no site da OSPA até 28 de outubro, às 18h – e pode ser conferido clicando aqui.
# O Instituto Ling realiza o curso “A Tragédia Grega: Possibilidades e Limites da Ação Humana”, com Donaldo Schüler. Em três encontros, dias 20 e 27 de outubro e 3 de novembro, das 19h às 21h, o escritor, professor e tradutor mergulha nas obras de três grandes tragedistas, Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Para mais informações, clique aqui.