Tic-Tac
As Mona Lisas de Silvia Marcon (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Arte oportuna: a artista plástica Silvia Marcon merece duplos aplausos. Montou três de suas versões de Mona Lisa, com fragmentos de azulejos, cerâmica vidro e espelho, usando máscaras anti-pandemia - agora, retornando com uma nova variante, na pequena praça dos fundos do Palácio Piratini, na Rua Fernando Machado. Vale como alerta para a população voltar a ter cuidado com o contágio.
# A comemoração dos 100 anos da morte de Marcel Proust terá uma exposição especial, “Caminhos de Proust” – 100 anos depois, que inaugura dia 30 de novembro na Biblioteca Pública do Estado. O médico Gilberto Schwartsmann, presidente da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública, com a participação da Secretaria do Estado da Cultura, coordenou a mostra. Na ocasião, Alcides Mandelli Stumpf, assume a presidência da Associação dos Amigos da BPE.
Eugenio Correa, o vereador Idenir Cecchim e o vice-prefeito Ricardo Gomes no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Lopes/CMPA/Divulgação)
# Na última quinta-feira (dia 17), Eugenio Correa, sócio da DC SET Group e um dos fundadores do Cais Embarcadero, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre devido ao seu trabalho realizado no meio cultural da capital gaúcha. A sessão solene ocorreu no Plenário Otávio Rocha. Eugenio estava mito emocionado e garantiu que ficou muito honrado com a homenagem. Também falou sobre o projeto do Cais Embarcadero, enfatizando que ninguém faz nada sozinho. Agradeceu aos seus sócios Dody Sirena, Cicão Chies e Fernando Tornaim, e o apoio dos colaboradores e de sua família.
# Uma atraente programação, com café da manhã a bordo do Catamarã CatSul, levará os convidados ao Parque Pontal na manhã do próximo sábado (dia 26), quando se realizará a cerimônia de abertura da nova área verde às margens do Guaíba.
# Retomada: na última terça-feira (dia 15), a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre chegou ao fim após 19 dias - esta edição contou com a participação de 117 autores, sendo 6 internacionais, 18 nacionais e 93 gaúchos. A boa notícia é que foram comercializados neste ano 234.338 livros, uma alta de 40% na comparação com a última edição sem restrições, em 2019, sendo vendidos, em média, expressivos 3.255 exemplares por banca.
# Os icônicos campos e as mulheres presentes nas obras de Erico Santos poderão ser conferidos em uma exposição que inaugura neste sábado (dia 19), na Bublitz Galeria de Arte. “As camponesas”, apresentadas na forma de pinturas e esculturas inéditas, têm vernissage, das 11h às 13h. A mostra, com 25 obras, fica no espaço até o dia 17 de dezembro.
# A vereadora Mônica Leal (PP) assinou o projeto, criando a praça Roberto Valfredo Bicca Pimental e está acompanhando os preparativos organizados pelo marchand Renato Rosa. Na manhã do dia 29 de novembro, será inaugurada a nova praça, na Zona Sul. Um ônibus e uma van levam os amigos de Tatata Pimentel até o local e, no retorno, terão almoço no restaurante Fierro 7, no Parcão.
# Participei de simpático jantar com Henrique Pires no Atelier das Massas, onde o atendimento qualificado é por conta dos garçons Jorge Luiz Reis Sampaio e Gilson Rosa. A casa instalada pelo artista Gelson Radaelli, cujas obras seguem expostas lá depois de sua partida, mantêm frequência em alta.
# Após o sucesso da apresentação que celebrou o Dia da Consciência Negra em 2021, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Sedac, volta a exaltar a data este ano. Neste sábado (dia 19), às 17h, a Sala Sinfônica recebe o “Concerto Especial Dia da Consciência Negra”, com duas convidadas à frente da orquestra: a regente Sarah Higino e a solista Mere Oliveira. O concerto também homenageia a Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora, instituição centenária que é referência nacional da Cultura Negra. Para mais informações, clique aqui.
# Ainda sobre a OSPA: a famosa “Missa Solene”, uma das obras-primas da música sacra, será interpretada pelo Coro Sinfônico da OSPA em um cenário ideal: a Catedral Metropolitana Madre de Deus, no centro da capital. Três cantores líricos se juntam a aproximadamente 50 vozes do coro para a ocasião: Elisa Machado (soprano), Adolfo Amaral da Silva (tenor) e Ricardo Barpp (baixo). A regência é do maestro interino do coro, Diego S. Biasibetti. O evento está marcado para este domingo (dia 20), às 19h30min. Para mais informações, clique aqui.
Algumas das deliciosas criações de Jovania Mayer (Foto: Divulgação)
No detalhe: a casa feita de biscoitos (Foto: Divulgação)
# Jovania Mayer foi a autora dos mais deliciosos e atraentes biscoitos de mel que recebi este ano, presente de Magda Walper. Os biscoitos tinham como ornamentação as minhas galguinhas Hanya e Aimée. Jovania é uma ótima patissier e de sensibilidade artística incomparável. Está lançando sua produção para as festas de final de ano e algumas delas vocês podem conferir nas fotos.
# Completando sete anos, o Vineria1976 celebra a data com um evento especial neste sábado (dia 19), das 17h às 20h: o Vinho + Vinil, um happy wine hour com degustação promovida junto com a VM Vinhos l Wine Explorers. O evento contará com 16 rótulos de nove países e uma seleção sonora montada com discos raros e importados ao som de vinil, tocada pelo duo Underrated Tunes. Entre os destaques da degustação está o espumante Il Palagio Message in a Bottle Extra Brut IGT, da vinícola do cantor Sting, do The Police. Um segundo momento de comemoração também acontece no dia 22, na Wineclass do mês de novembro, com vinhos da safra 2015.
# Em 2019, os Poetas Vivos lançaram o projeto "Toma Rajada!" com um refrão que empoderou diversos pretos, pretas e pretes do RS. O single e o clipe "Tem Preto no Sul - Toma Rajada! 2" - que serão lançados neste domingo (dia 20), Dia Nacional da Consciência Negra -, fazem uma conexão entre afrofuturismo e ancestralidade, com a intenção de resgatar a autoestima e o amor próprio do povo preto. Segundo o coletivo, o instrumental é uma mistura de funk e afrobeat, com versos leves e afetuosos, feito pelo Jay-Gueto, beatmaker da Gueto Anonimato Records.