Tic-Tac
Beth Nickhorn: charme e sucesso no esporte (Foto: Pedro Antônio Heinrich/Banco de imagens)
# A Copa Los Andes está movimentando o Country Club, que completa 92 anos. Estarei lá, juntamente com Beth Nickhorn, a quem chamo de “Musa do Golf”, e Ivan Pinheiro Machado, conversando no final da tarde desta sexta-feira (dia 25) a respeito das diversas fases e realizações do clube. Tânia Carvalho e Túlio Milman serão os mediadores.
Any Meleski, do Coletivo de Rua, e Marielly Lautert, do Depósito Vinhos (Foto: Fernando Baril/Divulgação)
Silas Barcellos: belas criações em couro (Foto: Fernando Baril/Divulgação)
# Marielly Lautert, do Depósito Vinhos, e Any Meleski, do Coletivo de Rua, organizaram uma animada tarde de música e deliciosos espumantes com a participação de criadores de joias, perfumes para casa e outras especialidades, domingo último (dia 20), na Praça General Daltro Filho - Praça Capitólio. Silas Barcellos apresentava suas coleções de bijuterias de bonita e qualificada execução em couro. Um grupo feminino, dedicado aos charutos, ocupou um dos recantos com puros cubanos e baianos. Incluíram vistosos complementos para segurar os charutos. Uma nova edição está sendo esperada.
# A Sauna Porto Alegre terá uma preparação especial para quem desejar assistir ao jogo Brasil x Sérvia nesta quinta-feira (dia 24). Sérgio Michalski e a equipe estarão recebendo.
# Na próxima quarta-feira (dia 30), Mariana Bertolucci lançará o livro “27 anos de Jornalismo, Espacatos Pandêmicos & Outras Histórias”, no Fierro 7 Parilla, com uma sessão de autógrafos. O livro tem o selo da Bá Editora.
# O Trend Orla, empreendimento da Dallasanta, está com a Arena Trend montada para torcer pelo Brasil na Copa do Qatar. Nesta quinta (dia 24), a partir das 15h, o DJ Giuliano estará animando a galera antes, no intervalo e após a partida de estreia contra a Sérvia. No jogo da próxima segunda-feira (dia 28), a apresentação será do músico Alex Sollus.
# O Instituto Ling recebe, neste sábado (dia 26), às 19h, a cantora, compositora e violonista baiana Josyara. Considerada um dos destaques da cena da música brasileira contemporânea, ela desembarca na capital para apresentação gratuita no formato voz e violão. Para mais informações, clique aqui.
# O artista uruguaio Fernando Velásquez, que vive no Brasil, é um dos destaques da Mostra de Videoarte “Tecnologias do sensível: técnicas e expressões’, que abrirá a 23 de novembro, no Cine Farol Santander. Em ‘Gorgón’, que é exibido na mostra juntamente com os trabalhos de mais nove artistas, Velásquez realiza uma escultura em vídeo a partir de algoritmos de Inteligência Artificial, trazendo questões sobre o colonialismo tecnológico e cultural. As obras, que colocam as tecnologias à prova, no intuito de descobrir aquilo que eles podem oferecer no plano artístico, são exibidas de terça a domingo, das 10h às 14h, e encerram as mostras do Projeto Extensões, com produção da Genuínaobra, e a curadoria de Muriel Paraboni.
Elisso Gogibedaschwili (Foto: Divulgação)
# A violinista Elisso Gogibedaschwili, que já se apresentou nas maiores casas de concerto do mundo, é a solista convidada do concerto deste sábado (dia 26), na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), fundação vinculada à Sedac. A musicista interpreta “Concerto nº 1 para Violino e Orquestra em Lá Menor, Op. 77/99”, obra densa de Dmitri Shostakovich (1906 – 1975). O programa inclui também a terceira sinfonia de Robert Schumann (1810 – 1856), cujo apelido dá nome à apresentação deste sábado: Sinfonia “Renana”. O destacado maestro mexicano Rodrigo Macías é o regente convidado do concerto, que tem início às 17h, na Casa da OSPA, com transmissão ao vivo pelo YouTube – que pode ser conferido aqui. Para mais informações, clique aqui.
# Neste sábado (dia 26), das 11h às 17h, a Fundação Chaves Barcellos realiza a inauguração da exposição coletiva “Haverá consequências”, que reúne mais de 60 obras de 57 artistas do Brasil e do exterior. Trata-se da primeira mostra com curadoria da professora e pesquisadora Bruna Fetter à frente da direção cultural da FVCB, função assumida em abril deste ano. Composta integralmente por obras do Acervo da instituição, esta nova exposição representa um exercício de encontros e aproximações que se materializam por meio de rastros e vestígios da memória, reverberando no presente e nos desdobramentos futuros. Serão apresentados trabalhos em fotografia, vídeo, gravura, pintura, objeto, arte postal, serigrafia e livro de artista.