Tic-Tac
Mayumi Okuyama, vencedora na categoria profissional nacional, e Alice Floriano (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Na entrada da noite desta quinta-feira (dia 24), a artista Alice Floriano inaugurou, na sua galeria homônima, a terceira edição do “FIO” – primeiro concurso nacional dedicado a joalheria contemporânea, promovido por Alice Floriano e Nina Lima. A joalheira Mayumi Okuyama foi a grande vencedora na categoria profissional nacional, seguida por Kika Rufino e Renata Meirelles, segundo e terceiro lugares respectivamente. Tive um agradável bate-papo com a designer Mayumi, cujas joias são encantadoras pela leveza, e Bárbara Menna Barreto Coufal durante os drinks.
# June Rabello reuniu para drinks e jantar, no British Club, os casais Heloisa Zimmermann e Guilherme Rollin, Tânia Spoleder de Souza e Paulo Souza, Leonor Baptista Schwartsmann e Gilberto Schwartsmann. A equipe comandada por Anápio Jacques foi responsável pelo cardápio e serviços imbatíveis.
# Prêmio merecido: a OSPA, fundação vinculada à Sedac, foi a grande vencedora da cerimônia do Prêmio Açorianos de Música 2022, realizada pela Coordenação de Música da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) de Porto Alegre na noite de terça-feira (dia 22). O CD “OSPA e Convidados” foi escolhido o Álbum do Ano, além de receber os troféus de melhor álbum na categoria erudita e melhor compositor, dado a Arthur Barbosa pela música “Mba’epu Porã”, que abre o disco.
# A OSPA Jovem, orquestra formada por alunos da Escola de Música da OSPA, prepara um grande concerto aberto ao público neste domingo (dia 27). Sob a batuta do compositor e regente Arthur Barbosa, os estudantes interpretam desde sucessos universais da música até uma peça inédita brasileira. O conjunto sobe ao palco da Sala Sinfônica da Casa da OSPA às 17h. A entrada é livre, sem necessidade de reservar ingressos. Para mais informações, clique aqui.
Maria Teresa Campos e Cesar Franarin, fundadores da ONG Sol Maior (Foto: Divulgação)
Helena Cap Zilles, a gerente do projeto Maria Teresa Campos e o coordenador pedagógico Daniel Portilho (Foto: Divulgação)
# A ONG Sol Maior, que aposta na música como instrumento de inclusão social, comemorou, terça-feira (dia 22), seus 15 anos de atividades com um coquetel no foyer do Multipalco do Theatro São Pedro. As crianças e os adolescentes beneficiados pela Sol Maior realizaram uma breve apresentação e foram aplaudidas pelos presentes. Maria Teresa Campos e Cesar Franarin, fundadores da instituição, fizeram um speech de agradecimento à equipe e às empresas apoiadoras.
Andrew Bush, médico pediatra do Hospital Royal Bromptone, e Gilberto Fischer, pneumologista pediátrico e coordenador do evento (Foto: Vinicios Sparremberger/Santa Casa/Divulgação)
# A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira e sexta-feira (dias 24 e 25), o professor e médico pediatra Andrew Bush, do Hospital Royal Brompton, maior centro especializado em coração e pulmão no Reino Unido. Considerado um dos principais especialistas mundiais em doenças respiratórias em crianças, o médico foi convidado para palestrar no 29º Curso de Pneumologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio.
João Paulo Silveira Barbiero e David Léo Bondar (Foto: Alex Bandeira/Divulgação)
Álbum de família: Marlise Haselof Barbiero, Maria Elisabeth Paim Fleck Silveira, Simone Fleck Silveira e João Paulo Silveira Barbiero (Foto: Divulgação)
Betina e Fabio Behs Bondar, João Paulo Silveira Barbiero, Menita e David Sibemberg Bondar, e Gabriel Bondar (Foto: Divulgação)
# Os arquitetos Jamile Weizenmann, João Paulo Barbiero e Lucas Volpatto tiveram uma concorrida sessão de autógrafos, integrando a agenda da Trienal de Arquitetura do CAU /RS, recentemente, no foyer do Theatro São Pedro. Jamile, João Paulo e Lucas autografaram os livros “Venustas verum”, “Arquiteto David Bondar: Residências unifamiliares décadas de 1960 e 1970” e “Viaduto Otávio Rocha: ícone da Porto Alegre moderna”, respectivamente.
# Neste sábado (dia 26), a Fábrica do Futuro promove mais uma edição do Fábrica Talks, desta vez voltado para o mercado audiovisual e trilhas sonoras. O evento conta com dois painéis e atrações musicais. A advogada especialista na área de Mídia e Entretenimento, Raquel Lemos, o responsável pelas operações nacionais e Internacionais da Socinpro, Adonis Marcelo, e o diretor e compositor André Moraes falam sobre “Trilhas sonoras e direito autoral no mercado audiovisual”.
# Uma sessão de autógrafos coletiva no saguão do Centro Municipal de Cultura está prevista para este domingo (dia 27), às 18h30. Será realizada para o lançamento de uma série literária inspirada em Porto Alegre. Serão oitos títulos dos escritores Adriana Maschmann, Antônio Trindade, Cláudia Sepé, Gabrielle Calegari, Liz Quintana, Lucas de Melo Bonez, Mário Augusto Pool e Miguel da Costa Franco. Novelas que buscam a reflexão, o deleite e a literariedade presente na capital gaúcha.
# A Gravura Galeria de Arte irá participar, em dezembro, do evento Art Walk em Los Angeles. Serão levadas obras de 13 artistas portalegrenses à Galeria Menduiña Schneider, localizada no Bairro das Artes, San Pedro. O Art Walk é o projeto conhecido em muitas partes da América Latina como noite dos museus. No bairro San Pedro ele ocorre há 25 anos. É na primeira quinta-feira de cada mês, quando todas as galerias abrem suas portas das 18h em diante. A mostra coletiva LA22, que reúne obras de 13 artistas da capital gaúcha selecionadas pela Gravura, será inaugurada no dia 1º de dezembro durante o Art Walk na galeria Menduiña Schneider, a única que representa artistas latino-americanos no bairro, e ficará exposta até o dia 31 de dezembro.