Tic-Tac
Élisabeth de Riquet de Caraman-Chimay, Condessa de Greffulhe: símbolo de inteligência, beleza e elegância (Foto: Reprodução)
# Quem tem medo de Marcel Proust? Os leitores de Proust somam-se aos milhares, e tanto na França como no Japão existem sociedades que congregam os cultuam seus textos. Algumas exceções: a mais incrível é a da bela e inteligente Élisabeth de Caraman-Chimay, Contesse de Greffulhe. Sua biógrafa, Laure Hillerin, no amplo texto “La Contesse Greffulhe – L’ombre des Guermantes”, lançada pela Flamarion, registra o apoio dado ao Instituto do Radium do casal Curie, o estímulo às apresentações das óperas de Wagner e a ajuda a Diaghilev para montar os balés russos na França. A escritora não esconde seu espanto ao ter encontrado entre os livros da excepcional figura da aristocracia francesa uma primeira edição do “Em busca do Tempo Perdido”, com uma delicada dedicatória do escritor, e que nunca havia sido aberta... Elizabeth foi a inspiradora das mais primorosa das personagens da obra de Proust, que a admirava muito e fez o maior esforço para ser apresentado a ela e frequentar sua mansão. Ainda uma sugestão: para conhecer mais o mundo proustiano vale ler a biografia de la Contesse de Greffulhe, morta aos 92 anos, cuja vida foi intensa e de um requinte incomum.
De acordo com Marcel Proust: “Cada um de seus vestidos parecia... a projeção de um aspecto particular de sua alma" (Foto: Reprodução)
# Ainda o momento de Proust: o pâtissier Alban Rossollin merece cumprimentos pelas madeleines criadas para a mostra “Caminhos de Proust”.
# Estarei no Ocidente, sábado à noite (dia 3), para brindar com Fiapo Barth e Rô Cortinhas e a minha querida Cikuta Castanheiro os 42 anos da casa onde tive noites e encontros memoráveis. Fora do Ocidente, o mundo não existia.
Albino Ernesto Poli Junior, lançamento literário (Foto: Divulgação)
Capa do livro “Tergiversando” (Foto: Divulgação)
# O diplomata Albino Ernesto Poli Junior, de conhecida família gaúcha, lança seu livro “Tergiversando” (Editora 7Letras), na próxima terça-feira (dia 6), às 17h30, na Pocket Store Livrarias, Bairro Floresta.
# A Galeria Gestual inaugura, neste sábado (dia 3), às 11h, a exposição “Imagem Metamórfica – recorte”, de Nelson Wilbert.
Luiz Trindade participará de um evento internacional (Foto: Divulgação)
# O advogado gaúcho Luiz Trindade participará, entre a próxima quarta e sexta-feira (dias 7 e 9), de evento internacional sobre Insolvência, em Buenos Aires. O evento contará com juristas renomados que abordarão o tema da “Globalização, Crise Econômica e Insolvência Empresarial”. O evento é organizado pelo Fórum Nacional de Juízes Empresariais e o encerramento será feito pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Joel Parcionik.
Rótulo Flora Rosé (Foto: Divulgação)
# Mariano Scorpaniti incluiu na carta da sua Santi Pizzería Napoletana o delicioso vinho Flora Rosé, que resulta de uma parceria com a Vinícola Fontanari. Perfeito para a estação que começa a assinalar muito sol e calor.
# Entre os dias 10 e 11 de dezembro, das 10h às 22h, acontecerá a 15ª Feira Gaúcha da Faca Artesanal, no Cais Embarcadero. Entre os participantes está a Cutelaria Alano que apresentará a marca Facas Alano, de Daniel Alano. Para mais informações, clique aqui.
# Um brinde ao Natal: na próxima quarta-feira (dia 7), às 19h30, acontece uma degustação de espumantes Adolfo Lona, acompanhada de petiscos e uma palestra com o tema “Simbolismo do Natal” feita por Ricardo Sauer. O evento acontece no Bistrô da Nova Acrópole. Mais informações no contato (051) 9 8405-2991.
# A obra “Menina em Claro”, da escritora e psicanalista Rafaela Degani, é um mergulho nas relações humanas, naquilo que é tão primordial e ancestral em cada um de nós – um romance intenso envolvendo a conturbada relação entre mãe e filha. O lançamento será em dose dupla: neste sábado (dia 3), às 17h, na Livraria Patuscada, em São Paulo. Na próxima quarta-feira (dia 7), às 18h30, no La Faísca Café, em Porto Alegre.