Tic-Tac
Obra de Siron Franco que integra importante acervo que será leiloado em breve (Foto: Divulgação)
# O acervo de Livia Alencar Chaves Barcellos e Ismael Chaves Barcellos reúne obras de arte contemporâneas, mobiliário de gosto refinado, como as peças criadas no atelier da conhecida Madame Journel, francesa que manteve uma das mais sofisticadas lojas de decoração nas décadas de 40 e 50 no Rio de Janeiro, além de prataria antiga, vidros assinados e outros complementos decorativos de muito bom gosto. Livia dirigiu uma galeria de arte e selecionou várias telas de autores estrangeiros e brasileiros para os ambientes de suas moradas. Assim como ocorreu na organização do leilão do Arado, haras do jornalista Breno Caldas, confesso que foi emocionalmente marcante o trabalho com o acervo de Livia e Ismael.
# Uma mostra de telas de Tomie Ohtake, com curadoria de Cézar Prestes, inaugura nesta quarta-feira (dia 14), no Instituto Ling. Na década de 1960, o advogado Ruy José Sommer, considerado o "Dono da Noite" de Porto Alegre, trouxe de São Paulo uma grande tela de Tomie Ohtake que pendurou em seu escritório, nos altos do Encouraçado Butikin.
# Ponderação de quem conhece o assunto: o engenheiro Paulo Piza, um dos fundadores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conversa com o Matinal, chamou a atenção para a importância das árvores do Parque Farroupilha. O projeto de privatização da tradicional área de lazer não menciona o precioso patrimônio do parque: suas árvores.
# O filme a respeito da vida do colunista Ibrahim Sued está disponível para aluguel no Now e no Vivo Play. O documentário foi codirigido pela filha dele, Isabel Sued Perrin, e Paulo Henrique Fontenelle. O poderoso colunista carioca esteve algumas vezes em Porto Alegre, uma delas para o batizado de Bernardo Wallauer, pois foi amigo de Regina e Gastão Wallauer. Ibrahim não era uma personalidade fácil, mas de boas tiradas de humor e uma convivência divertida. Marcou uma época de muito brilho juntamente com os colunistas Manoel Antonio Bernardez Muller, que assinava suas colunas como Jacintho de Thormes - personagem de Eça de Queiroz, e Zózimo Barroso do Amaral, os dois últimos de tradicionais famílias da sociedade carioca.
O evento aconteceu no Cais Embarcadero e reuniu cuteleiros de inúmeras latitudes (Foto: Gustavo Rafael/Divulgação)
Daniel Alano: mestre em cutelaria (Foto: Gustavo Rafael/Divulgação)
No detalhe: uma das criações de Daniel Alano (Foto: Gustavo Rafael/Divulgação)
# A 15 ª Feira Gaúcha da Faca Artesanal, promovida pela Associação Gaúcha de Cutelaria, no último final de semana (dias 10 e 11), realizou-se no Cais Embarcadero. O evento foi um verdadeiro sucesso de público, promoção de arte, cultura e vendas. A Feira promovida há 15 anos pela AGC é, hoje, evento oficial do calendário do Governo do Estado. Igualmente integrou as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, assim como dos acontecimentos que fazem parte do projeto “Porto Alegre Capital Mundial do Churrasco”, dentro de um calendário que promove o turismo, a gastronomia e os negócios na capital Gaúcha. “Nossa feira hoje é a segunda maior da América Latina, tendo entre os expositores os melhores cuteleiros do mundo, premiados e reconhecidos mundialmente”, ressalta Daniel Alano, Presidente da AGC, que também esteve no evento com sua banca expondo sua arte afiada. Ele que é sub chefe do Cerimonial do Palácio Piratini e um amante da cutelaria. Por esse motivo, acabou exercendo a profissão de cuteleiro por hobby e hoje é o presidente da Associação Gaúcha de Cutelaria , função que segundo ele, lhe dá muito prazer . A AGC, promove encontros mensais itinerantes, maiores informações no site da associação: agcrs.com.br, no instagram @agc.rs ou pelo WhatsApp (51) 9 8550-0063.
Sonia Sahão recebe amigos em São Paulo (Foto: Divulgação)
# A atuante Sônia Sahão, do setor de hotelaria de São Paulo, organizou programa festivo quinta-feira (dia 15) na capital paulista. Recebe para almoço no Iate Clube.
Esteban Fidelis, Marcos Blehm e Michel Souza (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
Aline Fuhrmeister (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
Carlos Lemos: descontração e conforto (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
Cássia Kroeff (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
# Em recente ocasião, a loja Boutique dos Lustres, em parceria com a Klie Móveis, recebeu profissionais convidados para o Workshop Design & Propósito com apresentação do proprietário da Boutique dos Lustres, Marcos Blehm, e ministrado pelo designer Esteban Fidelis. O workshop abordou os processos criativos e as inspirações por trás dos artigos de design da Klie. Fidelis, junto de Michel Souza, CEO da Klie, apresentou algumas de suas peças aos arquitetos, contando sobre o processo de idealização de cada uma delas.
# A cantora Maria do Carmo Carneiro prestará, nesta quinta-feira (dia 15), às 20h, no Teatro Sinduscon-RS, uma homenagem à Elizeth Cardoso, também conhecida como A Divina. A cantora sobe ao palco acompanhada por Cabelinho (cavaquinho), Marcelo Moyses (clarinete), Zalmir Chwartzmann (percussão), Rafa 16 (percussão) e Mathias Pinto (violão) e irá cantar os sucessos de Elizeth, como Doce de Coco, Linda Flor e Feitiço da Vila.
Lisia Barbieri (Foto: Andréa Graiz/Divulgação)
Alessandro Quevedo (Foto: Andréa Graiz/Divulgação)
Bianca Martinez e Raquel Deboni (Foto: Andréa Graiz/Divulgação)
Gabriela Casartelli (Foto: Andréa Graiz/Divulgação)
# Na última sexta-feira (dia 9), a Casa Morada recebeu a 3ª edição da exposição “Entropia - da confusão à perfeição”, que celebra, valoriza e aproxima o público da Joalheria Autoral do Sul do Brasil. Com curadoria de Lisia Barbieri, diretora da Criativitá Escola de Joalheria, a mostra apresentou o trabalho exclusivo de 11 joalheiros autorais gaúchos durante dois dias. Além de conhecer de perto o trabalho dos designers e suas marcas, o público teve a oportunidade de experimentar as joias, saber a história das peças, como elas são feitas, e adquiri-las dos próprios artistas. O primeiro dia da mostra, 8, foi marcado por um coquetel ao final da tarde.
# A Pampa, a paisagem sul-americana e as relações com a natureza são temas presentes na sonoridade do Duo Teiniaguá, composto pelas musicistas Ana Matielo e Clarissa Ferreira, atração do Mistura Fina desta quinta-feira (dia 15), às 18h30, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro. Suas vozes, acompanhadas de violino, violão e bombo leguero, aliam tradição e modernidade em arranjos que trazem a linguagem da música sulina tradicional, inclusiva e contemporânea versando sobre o presente.