Tic-Tac

Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, Gabriel Souza, governador do RS em exercício, Waleska Santos e Francisco Santos durante a abertura da 49ª Couromoda (Foto: Fredy Uehara/Divulgação)
# A Couromoda encerra, nesta quarta-feira (dia 18), sua 49º edição com clima de confiança em um ano altamente positivo para o setor, que promete firme retomada do consumo. Nesta edição, a feira apresentou 140 expositores, com mais de 400 marcas disponíveis aos visitantes. O evento aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo. Na abertura, segunda-feira (dia 16), Fátima Daudt, prefeita de Novo Hamburgo, e Gabriel Souza, governador em exercício durante a viagem de Eduardo Leite à 52ª edição do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, estiveram presentes.
# Carlos Fehlberg deixa saudades e boas lembranças por seu bom caráter, humor e simpatia. Exerceu o cargo de editor de Zero Hora no início do período em que fui o responsável pela coluna social. Fomos convidados na mesma época para trabalhar em Brasília, ele na Secretaria de Imprensa da Presidência da República, e eu como secretário do primeiro governador de Brasília, coronel Hélio Prates da Silveira, de quem fui aluno no Colégio Júlio de Castilhos. No primeiro dia de atividade, Fehlberg me chamou ao Palácio do Planalto onde o chanceler Gil Ouro Preto receberia os diplomatas estrangeiros, que recém chegados ao DF, apresentariam suas credencias ao general Medici. Havia comentado com meu colega que tinha grande curiosidade de conhecer o diplomata Gil Ouro Preto, homem elegante e de lances de muita originalidade como ter adquirido um elefante para se locomover quando serviu na embaixada do Brasil na Índia. Descuidos do paquiderme, com relação à higiene, enquanto ficava no estacionamento da embaixada, determinaram seu afastamento, para desencanto do criativo diplomata. Estas e outras boas e divertidas lembranças assinalaram meu convívio com Fehlberg.
O guitarrista Ramiro Levy: reconhecimento merecido (Foto: Francesco Imperato/Divulgação)
# Após realizar um show com ingressos esgotados no verão de 2020, no Instituto Ling, o músico Ramiro Levy volta ao centro cultural nesta sexta-feira (dia 20), às 20h, para a primeira apresentação da turnê internacional do seu segundo EP solo, intitulado “Khaled Levy sings Chet Baker Vol 2”. O porto-alegrense radicado na Itália vem direto da Europa para mostrar o novo trabalho que tem violão e voz como fios condutores, além de sons de sintetizadores e percussão, unindo bossa nova com uma produção mais contemporânea. Para mais informações, clique aqui.
# Nesta quarta-feira (dia 18), será ocasião de reviver o entusiasmo e alegria das noites do Encouraçado Butikin com o Disco Night, na Fierro 7 Parrilla, com Claudinho Pereira e Jorginho Schuler comandando a música.
# A matéria a respeito das gravatas suscitaram muitos comentários, a maioria a favor do uso do elegante complemento. Paulo Nardin, mestre na arte de alfaiataria, destacou que cuida pessoalmente das gravatas de seus clientes, não só fazendo lavar, como recuperando ocasionais danos.
# A partir do mês de janeiro, o XÃO, food hall localizado no 4º Distrito, altera seus horários de funcionamento. Durante a semana, de terça-feira a sexta, o espaço abre das 17h às 23h, com foco no happy hour e jantar. Com diversos ambientes, a casa conta com quatro opções gastronômicas, além do bar com drinks clássicos e autorais, assinados pelo bartender Rafael Câmara.
Carla Carlin: lançamento de moda em Atlântida (Foto: Reprodução)
# Carla Carlin, responsável pela marca homônima, de Caxias do Sul, lança, neste sábado (dia 21), a partir das 17h, a coleção Primavera/Verão 2023 que foi batizada de Akasha – palavra em sânscrito que fala sobre o cosmos, o éter, o espaço que existe entre o eu e o eu superior. O lançamento será em Atlântida.
# O projeto Mistura Fina retoma sua programação nesta quinta-feira (dia 19), às 18h20, no Foyer Nobre do Theatro São Pedro, propondo-se, mais uma vez, a mostrar a diversidade da música produzida no RS e no Brasil. Personificando a proposta conceitual e estética do projeto, destaca-se Viridiana – projeto artístico de Bê Smidt, produtora musical, compositora e performer da capital. Por meio de canções eletrônicas dançantes, ela reflete sobre seu lugar de mulher trans no Brasil contemporâneo, encontrando a poesia nesse território tão íntimo e complexo.
# Depois de três anos sem carnaval em função da pandemia, As Batucas realizam, no próximo sábado (dia 21), a partir das 18h30, no Beco do Agulha, o tradicional evento de carnaval com todas juntas e reunidas num grande happening. Para melhorar, esse ano serão duas apresentações: o grupo vocal se soma às turmas de pandeiro para um show e logo depois entra a percussão para fazer todo mundo tirar o pé do chão. O evento tem entrada franca.
# A mostra “Consequências”, que apresenta obras de 22 artistas e conta com a curadoria de Denise Giacomini, inaugura, nesta quinta-feira (dia 19), no Espaço Cultural Correios, às 18h. Durante a abertura, haverá apresentação de performance da atriz e bailarina Chana Manica, que atuará ao ritmo da sonoridade harmônica e melódica do vibrafone do percussionista Marcio Bicaco. As obras ficarão no espaço até o dia 26 de fevereiro. Integram a mostra Clau Sieber, Dirce Fett, Ita Stockinger, Leandro Machado, Nara Fogaça, Rogério Pessôa, e Tita Macedo, entre outros.