Tic-Tac
Solange Stangler e José Francisco Alves, curador da mostra (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# A intensa agenda para comemorar os 251 anos de Porto Alegre, teve na Pinacoteca Ruben, na quarta-feira (dia 22), a abertura de exposição “O Ponto Fixo”, que reúne obras de 27 artistas que compõem uma das coleções municipais de arte. A mostra supracitada ocorre de forma interligada e em paralelo à exposição “Coordenadas variáveis”, no Paço dos Açorianos, aberta em 18 de março. Ambas abordam os perfis distintos das coleções da Prefeitura de Porto Alegre, a partir de temas em comum. Na ocasião, o artista Fernando Baril pôde conferir a pintura de uma marinha, de autoria de um mestre holandês, doada por Ruben Berta.
Paulo Gomes, professor do Instituto de Artes, e Flávio Krawczyk, diretor do Acervo Artístico da Prefeitura (Foto: Morgana Bartz/Divulgação)
Um dos recantos da Pinacoteca Ruben Berta (Foto: Morgana Bartz/Divulgação)
Paulo Gomes levou seus alunos do “Seminário de Museologia da Arte” para conferirem a mostra (Foto: Morgana Bartz/Divulgação)
Paulo Amaral, cordenador de Artes Visuais da Prefeitura, e José Francisco Alves (Foto: Morgana Bartz/Divulgação)
# Marcia Barrozo do Amaral, cuja qualificada e bem sucedida trajetória no setor das artes plásticas do Rio de Janeiro, onde residia, partiu na última semana. Juntamente com meu amigo Daniel Mas, acompanhei o período em que foi casada com o jornalista Zózimo Barrozo do Amaral e tivemos bons e divertidos momentos. Deixa o filho Fernando Barrozo do Amaral.
# Alícia Prietsch e Julia Xavier, duas bailarinas que começaram ainda bebês nas aulas de dança, no Ballet Vera Bublitz, agora estão na final do Youth America Grand Prix (YAGP), a maior competição de dança do mundo. É a segunda vez que elas se classificam para essa etapa do torneio. Esta edição inicia no domingo (dia 2) e segue até o dia 9 de abril, em Tampa, nos Estados Unidos.
# Designers independentes já podem se agendar: estão abertas as inscrições para as próximas edições da OPEN Select, evento que expõe, desenvolve e incentiva o design independente do sul do Brasil em conexão com o design brasileiro. Já estão confirmadas as edições “Territórios”, nos dias 14, 15 e 16 de julho, e “Moda & Joalheria”, em 15, 16 e 17 de setembro, ambas no Instituto Ling. As marcas e designers que quiserem se inscrever na seleção e curadoria podem se cadastrar clicando aqui.
# Neste domingo (dia 2), às 19h, a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série “Domingo Clássico” – que há 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil. Para a apresentação de abertura da temporada, o maestro Tiago Flores escolheu um repertório com serenatas de W. A. Mozart, Edward Elgar e P.Tchaikowsky. O concerto terá a participação de Jorge Matte, ao tímpano.
# A SM Assessoria, que tem à frente a jornalista Simone Martins, junto com Crys Calero, idealizadora do Floresce Mulher, promovem, na próxima segunda-feira (dia 3), uma navegação feminina, totalmente sensorial, no Barco VIVA Guaíba, dando continuidade às celebrações do mês das mulheres. Para mais informações, clique aqui.
Bebeto Azevedo, cercado de beldades representando diversas entidades, no encontro de boa música e drinks (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
Làura Schirmer, Bebeto Azevedo, Thiago Soares e Marcos Maffei, que igualmente fez boas escolhas musicais no Ora Felice (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
Natalia Suyan (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
Bethina Marcante (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
# Ocorreu o encerramento da temporada 2023 do Ora Felice, tradicional happy hour do Peppo Cucina. O evento trouxe dois convidados especiais para comandar as pickups: Bebeto Azevedo e Thiago Soares, diretores da Revista Diário de Bordo e coordenadores do Miss Universo Rio Grande do Sul, e contou com a presença das candidatas do concurso de beleza que ocorrerá em maio, em Canoas. Estiveram presentes, também, Alina Furtado, atual Miss Universo Rio Grande do Sul, e Deise Nunes, primeira mulher negra a receber o título de Miss Brasil, em 1986.
# Acontece, na próxima quarta-feira (dia 5), na Gravura Galeria de Arte, o lançamento para convidados da mostra coletiva “Paisagens (im)prováveis”, coordenada pela curadora Ana Zavadil. A exposição terá trabalhos de 20 artistas, além de uma produção do acervo da saudosa Lou Borghetti – a artista deixou um legado de milhares de obras dentre as quais está a série “Possíveis Paisagens”, na qual trabalhou por vários anos.