Tic-Tac
Ana e Salo Schames com a filha Eduarda, em Veneza (Foto: Divulgação)
# Ana e Salo Schames foram ao encontro da filha Eduarda em Tel Aviv e depois tiveram roteiro pela Itália, com escala em Veneza.
# Ainda o estilo de Ovídio Chaves, no seu Clube da Chave, recentemente relembrado no artigo de Marcello Campos para o Jornal do Comércio. Recordo o livro para os frequentadores registrarem suas impressões a respeito da casa noturna. O inteligente e atuante Zuza Aranha, com atividade política em vários governos gaúchos, foi dos primeiros a comentar o clube, escrevendo: “É o lugar em que gosto de tomar o meu uísque de final de tarde”. Noutra ocasião, retornou ao Clube da Chave acompanhado da esposa, Cladis Aranha. O livro de impressões foi trazido ao casal, e Cladis, depois de ler o comentário do marido, transformando o ponto final numa vírgula, acrescentou “em companhia da Cladis.” Valeu boas risadas de quantos acompanharam o lance.
Fernanda Maisonnave (Foto: DeuOChic/Divulgação
# Repercute a matéria e charmosas fotografias de Fernanda Maisonnave na revista Bá. Fernanda, que desenvolve intensa atuação no setor de turismo, comenta com acerto roteiros e cidades especiais.
A atraente e colorida tela da artista Joana Puglia poderá ser conferida na exposição (Foto: Divulgação)
# Agenda de abril, mês em que será celebrado o Dia dos Povos Indígenas (dia 19), a Sala de Exposições do Theatro São Pedro recebe, nesta quarta-feira (dia 5), às 18h30min, a mostra “Ave, Tekohá/Curumim” – uma homenagem aos povos originários, trazendo um novo olhar sobre a cultura Guarani, através da literatura, da poesia e da música. A mostra conta com poemas de Cleonice Bourscheid, fotografias de Aristóteles Bourscheid e ampliações fotográficas de pinturas a gouache da artista Joana Puglia, além de artesanato guarani.
Elizeu Pereira e Octaviano Busnello representaram a Savarauto durante a premiação (Foto: Denison Fagundes/Divulgação)
# A concessionária Savarauto foi eleita a marca líder na lembrança e preferência dos gestores de negócios e altos executivos do mercado gaúcho. A marca recebeu o prêmio na categoria Carros Importados da 25ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, realizada pelo Jornal do Comércio. A cerimônia de premiação ocorreu terça-feira (dia 4), no Teatro do Sesi.
# Nesta sexta-feira (dia 8), feriado de Páscoa, o MARGS abrirá, das 10h às 19h – tendo o último acesso às 18h, para que o público possa conferir as três exposições vigentes, sendo elas: “Acervo em movimento — Aquisições 2019 – 2022” (até 11 de junho); “Pulse: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022” (até 14 de maio); e “Glauco Rodrigues – Tropical” (até 16 de abril). A entrada é gratuita.
Jaqueline Pegoraro e Cristiane Bassanesi (Foto: Divulgação)
Juliana Leal Markusons (Foto: Divulgação)
Mariana Bertolucci (Foto: Divulgação)
# Cristiane Bassanesi e Jaqueline Pegoraro receberam convidados para o café de Páscoa, na Kopenhagen do Bourbon Country. A ocasião contou com degustação dos ovos com o famoso cappuccino língua de gato e toda linha Páscoa 2023. Juntamente com Neka Menna Barreto estou em busca de informações do chocolate amargo, entre 80 a 100% cacau , e pretendo consultar Cristiane Bassanesi.
# A Fundação Iberê promove, neste sábado (dia 8), a Oficina Pintura e Cor, em diálogo com a exposição “André Ricardo: Da pintura necessária”. Voltado ao público a partir de 12 anos, a atividade gratuita será ministrada à tarde por Pamela Zorn, que abordará a potência da cor presente nas obras de André. Para realizar a inscrição, clique aqui – lembrando que o número de vagas se limita a 20.
# O Instituto Ling recebeu, na terça-feira (dia 4), a exposição “Paulo Monteiro: Linha do Corpo”. Com curadoria de Virginia H. A. Aita, a mostra reúne 67 obras criadas entre 1990 e 2022 pelo artista paulista. A exibição pode ser conferida até o dia 17 de junho, de segunda a sábado, das 10h30min às 20h, sempre com entrada franca. Há também a possibilidade de agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, clicando aqui.
# Recentemente, a artista visual Milena Julianno apresentou a Coleção Zodíaco, composta por 12 borboletas, cada uma delas trazendo a vibração dos signos, seus elementos e cores. A coleção é resultado de anos de estudos e experiências práticas sobre a Astrologia e também no autoconhecimento que o estudo proporciona. Além disso, até o dia 23 de abril, Milena Julianno é uma das artistas que integram a exposição Novos Ventos nos Movem, realizada pela Associação de Artes Plásticas Chico Lisboa na Galeria do DMAE, em Porto Alegre. Para conferir mais sobre o trabalho da artista, clique aqui.
# A partir desta quinta-feira (dia 6), até o dia 13 de abril, a Bal d’Art Galeria, localizada em Bruxelas, na Bélgica, será sede da mostra “A arte que nos habita”, exposição coletiva organizada pela _Arte2, que tem Angela de Oliveira e Ana Arcioni como curadoras. No Brasil, a programação é realizar na New Gallery a segunda temporada da “Arte que nos Habita”, de 2 a 15 de maio, e em Itapetininga, no espaço cultural da Câmara Municipal (23 de maio a 23 de junho). Em outubro, a exposição segue para Paris.