Tic-Tac
A escritora Cleonice Bourscheid (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, no dia 19, a Sala de Exposições do Theatro São Pedro recebeu, na entrada da noite quarta-feira (dia 5), a mostra “Ave, Tekohá/Curumim – uma homenagem aos povos originários”. A mostra, que conta com poemas de Cleonice Bourscheid, fotografias de Aristóteles Bourscheid, ampliações fotográficas de pinturas a gouache da artista Joana Puglia, e artesanato guarani, já teve acrescido seu tempo de duração para atender às múltiplas solicitações de escolas que levarão os alunos para conhecer os trabalhos. Alfredo Aquino, artista plástico e editor, ocupa um dos recantos com livros da Ardotempo Edições.
Um dos trabalhos expostos (Foto: Divulgação Ardotempo Edições)
Cleonice Bourscheid entre o editor e artista plástico Alfredo Aquino e o fotógrafo Aristóteles Bourscheid (Foto: Divulgação Ardotempo Edições)
# Leonardo Flach Aurvalle, que atualmente reside em Genebra, completando os estudos e desenvolvendo trabalho de advocacia, veio passar a Páscoa com os pais, Verena Flach e o desembargador Luis Alberto D’Azevedo Aurvalle.
# Nilton Santolin transforma seus registros fotográficos em arte e faz da capital sua musa inspiradora em “3 x POA”. A exposição tem vernissage na próxima quarta-feira (dia 12), a partir das 19h, na Casa Pátria. Inserida no Projeto Cultural Casa Pátria – O Lado Bom do Brasil, a inauguração conta ainda com show da banda Wood&Steel Duo – Rock, Blues e Jazz e homenagens ao bailarino Eduardo Severiano, ao jornalista Juremir Machado da Silva, ao ator Renato Del Campão e ao artista plástico Ricardo Giuliani. Durante a abertura da exposição, haverá também uma intervenção cênica com a diretora e atriz Sandra Loureiro e o ator Dejair Ferreira. A mostra tem entrada franca e fica no espaço até o dia 12 de maio.
# O Ópera Estúdio – Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos proporciona uma oportunidade única para cantores líricos que desejam se profissionalizar: seis meses de aulas gratuitas com grandes referências da música no Brasil. Realizado pela Sedac-RS, por meio da OSPA, o projeto chega à segunda edição com dois novos parceiros culturais, a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e a Fundação Theatro São Pedro (FTSP). Cantores com mais de 18 anos podem se inscrever diretamente pelo site da OSPA a partir da próxima segunda-feira (dia 10) até o dia 30 de abril. Após seleção por audições, os aprovados terão aulas entre maio e novembro deste ano. Para mais informações, clique aqui.
# Na próxima quarta-feira (dia 12), às 19h, inaugura a exposição “Sob Forma de Oração”, no Porão do Paço Municipal. A mostra reúne Vera Wildner (1936-2017), Karin W. Paiva e André Santos. A curadoria é de Maria Amélia Bulhões.
# Até o dia 17 de abril, artistas negras de todo Brasil poderão se inscrever no UMA - Universo Moda e Arte, programa de mentoria artística que tem como objetivo principal aproximar as criadoras do mercado de moda e design por meio de capacitações voltadas para o desenvolvimento de carreira com foco em criatividade, gestão, comunicação e desenvolvimento de novas ideias junto a outros artistas, críticos e agentes dos sistemas da arte, moda e design. O projeto conta com investimento do Instituto Lojas Renner, pilar social da Lojas Renner S.A. e está com inscrições abertas para artistas visuais e gráficas, bordadeiras, ilustradoras, fotógrafas e artistas de lettering. Para mais informações, clique aqui.
Charles Lessa (Foto: Jaqueline Rodrigues/Divulgação)
# O Instituto Ling recebe, a partir de segunda-feira (dia 10), o artista visual cearense Charles Lessa para uma intervenção ao vivo em uma das paredes do centro cultural. De 10 a 14 de abril, o público poderá acompanhar gratuitamente a criação da nova obra, em tempo integral, observando as escolhas, os gestos e os movimentos do artista que desenvolve trabalhos em pintura figurativa, investigando a estética popular em diálogo com a arte contemporânea.
Luciano Mota, Valdecir dos Santos, Milton Melnick e Karina Capaverde (Foto: Lenara Petenuzzo/Divulgação)
# A tradicional casa localizada no número 735 da Rua Carlos Trein Filho, no charmoso Bela Vista, recebeu diversos convidados na manhã da última terça-feira (dia 4) para o Open House da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. Arquitetos, designers de interiores e paisagistas, entre muitos outros, foram recepcionados pela diretora Karína Capaverde e puderam conferir em primeira mão o espaço que sediará a próxima edição da mostra. O evento marca o início dos trabalhos da 31ª CASACOR realizada no Estado, que levará inspiração ao público de 18 de agosto a 15 de outubro com base no tema Corpo & Morada.
# Na última quarta-feira (dia 5), aconteceu na Gravura Galeria de Arte o evento que lançou a mostra coletiva “Paisagens (im)prováveis”, com a curadoria de Ana Zavadil e contando com obras de 20 artistas, além de uma obra do acervo de Lou Borghetti, que nos deixou em 2020. Fernanda Borghetti Cantali, filha de Lou, prestigiou o trabalho da mãe na exposição. Estiveram presentes, também, a arquiteta Graça Brenner e o DJ Marcos Maffei, entre outros.