Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

Merecendo apoio: Alice Floriano participa do plano da APIB (Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros) de enfrentamento à pandemia, bem como a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)

# Alice Floriano, comando da galeria que leva seu nome, preparou uma ação, juntamente com designer gráfica Fernanda Toniazzi, a Joy Model Management e o grupo BROCA Joalheria Contemporânea, trata-se de “Abarté”, um leilão de joias contemporâneas em apoio aos povos indígenas brasileiros. O objetivo do leilão é colaborar com o plano da APIB (Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros) de enfrentamento à pandemia, e a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira). Cem por cento da renda dos lances irão diretamente para as duas instituições. Aos apaixonados por joalheria contemporânea, que desejam adquirir uma peça e apoiar a causa, podem fazer seus lances de 6 a 10 de junho clicando aqui.

 

abaete

Algumas das joias que serão leiloadas (Foto: Guilherme Vieira)

 

# Merecendo as melhores referências, especialmente nesta temporada de muitas solicitações, os médicos Luiz Alberto De Carli e Vitor Doncatto demonstram pelo desvelo e solidariedade em suas atividades com os pacientes da Santa Casa.

 

ospa

Trio de talento: os músicos da OSPA Leonardo Bock (violino), Rodrigo Alquati (violoncelo) e André Carrara (piano) (Foto: OSPA/Divulgação)

 

# Neste sábado (dia 6), às 17h, a sexta edição do OSPA Live destaca as obras Piano Trio em Sol maior, Hob.XV:25 “Gypsy”, de Joseph Haydn (1732-1809), e Piano Trio No. 1 em Ré menor, Op. 49, de Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847). O recital é apresentado pelos músicos da OSPA Leonardo Bock (violino), Rodrigo Alquati (violoncelo) e André Carrara (piano), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da orquestra, que pode ser conferido clicando aqui.

 

sandra

A atuante Sandra Chaves Barcellos (Foto: Pedro Antônio Heinrich/Banco de imagens)

 

#A PACTO/POA é uma entidade que tem por disposição salvar vidas e o faz com intensidade desde 1989. É fruto da aplicação de seu Programa de Recuperação destinado a jovens envolvidos com a drogadição, tendo criado há algum tempo o seu Centro de Reinserção Social. Desse modo, propiciar-lhes oficinas sócio-educativas e de profissionalização, facilitando as possibilidades para suas inserções educacionais e produtivas no meio social. Com o propósito de estimular alguns dos jovens que já concluíram os programas, a instituição inaugurou recentemente o mais novo braço: o Setor de Reciclagem, situado à Rua Simão Kappel, 521, no Bairro Navegantes, em Porto Alegre. Para tanto, visando à continuidade tem buscado apoio junto aos que fazem o descarte de seu lixo eletroeletrônico e de materiais de escritório. Sandra Hervé Chaves Barcellos, atuante colaboradora da entidade, está auxiliando a PACTO/POA a concretizar sua nova atividade.

 

book

O requinte de encadernar um livro para leitura prazerosa, a lombada de metal trabalhado (Foto: Alexandre Heckler)

 

Parte interna: contracapa e primeira página do “Banquete” de Platão especialmente encadernado por Onira Terra (Foto: Alexandre Heckler)

 

# Requinte: em temporada de leituras, busquei reler “O Banquete”, de Platão, numa edição que recebi de uma querida amiga, Onira Terra. Ela costumava encadernar os seus livros preferidos e vocês podem ver a obra mencionada com o complemento em bronze e o interior com desenhos geométricos.

# Buscando solução: a fonoaudióloga Tiane Grazziotin Maggioni, atenta e participante em sua atividade, recebeu consulta de um paciente que usa óculos e necessita de aparelhos auditivos. Pediu uma sugestão para poder usar máscara, atualmente obrigatória.

# Cultura: a organização do Festival de Cinema de Gramado comunica a transferência do evento, inicialmente programado para agosto, para o período de 18 a 26 setembro. No atual cronograma, a seleção dos filmes para as mostras competitivas - curtas gaúchos e nacionais, longas brasileiros e estrangeiros - deve estar concluída até final de julho. A nova data foi fixada a partir da análise do cenário nacional em função da pandemia.

 

hmv

Referência no combate à COVID-19: Hospital Moinhos de Vento (Foto: Divulgação)

 

# O Hospital Moinhos de Vento atingiu uma marca positiva na última quinta-feira (dia 4): deu alta ao seu centésimo paciente que testou positivo para COVID-19, um homem de 43 anos que estava internado há apenas dois dias. Desde o dia 16 de março, 129 pacientes foram internados com COVID-19. Desses, 36 foram para o Centro de Terapia Intensiva e 20 precisaram de ventilação mecânica. No momento, 22 pessoas seguem enfrentando a doença nos leitos da instituição.

# Apesar do decreto da Prefeitura de Porto Alegre, liberando empreendimentos como bares e restaurantes para que voltassem a funcionar, muitos negócios optaram por se manterem fechados ou somente com atendimento de tele-entrega e retirada em loja. Seguindo as ações da #CorrentedoBeM, projeto criado em março deste ano pela jornalista Bruna Paulin e Miltinho Talaveira, para auxiliar pequenos e médios negócios com consultoria de comunicação gratuita, a dupla de comunicadores organizou um levantamento dos locais para auxiliá-los. A Gastronomia do BeM é um levantamento que já conta com 106 restaurantes, bares e cafés que estão fechados. A lista de empreendimentos pode ser acessada clicando aqui. Para os negócios que ainda não estão incluídos, é possível fazer um cadastro e atualizar o levantamento clicando aqui.

 

Maria Amelia Bulhões (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação)

 

# Neste sábado (dia 6), a curadora Denise Mattar conversa com a presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, Maria Amelia Bulhões, sobre o mercado de arte para cerâmicas e tapeçarias. O bate-papo é parte de uma série de lives que a Fundação Iberê vem realizando sobre o conceito, a pesquisa e a seleção de obras da exposição inédita “O Fio de Ariadne”. A transmissão ocorre às 11h, pelo perfil do Instagram @fundacaoibere (https://www.instagram.com/fundacaoibere/).