Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

Camila Bauer, Hilde Guri, Njal Mjos e Daniel Lion (Foto: Vilmar Carvalho/Divulgação)

# Um dos principais destaques da última edição do Festival Palco Giratório, o espetáculo gaúcho “Instinto” teve plateia lotada e com convidados internacionais. A peça do Projeto Gompa foi assistida pelo Njal Mjös, dramaturgista do teatro nacional de Oslo, e Hilde Guri, coordenadora do Ibsen Scope — a principal instituição no mundo especializada na difusão da obra do dramaturgo Henrik Ibsen (1828- 1906) e que tem sede em Skin, na Noruega. A produção venceu o edital de financiamento de montagens Ibsen Scope Grant. Com direção de Camila Bauer, o espetáculo é baseado na obra Brand.

# Lenara Petenuzzo teve seu aniversário, na terça-feira (dia 30), muito festejado. Almoço no simpático restaurante Du’Attos, junto ao jardim do Theatro São Pedro, e encontro com amigos na entrada da noite no Guava-Poa.

lya

Tânia Carvalho, Fabrício Carpinejar e Roger Lerina conduziram o encontro no Farol Santander (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)

lya

Obras de Lya Luft acrescidas de uma edição comemorativa (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)

lya

Tita Macedo (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)

lya

Tânia Carvalho e Sophie Calderon Isdra (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)

lya

Ivan Mattos (Foto: Vini Dalla Rosa/Divulgação)

Merecidamente prestigiado, na noite desta terça-feira (dia 30) o lançamento da edição comemorativa do livro “Perdas & Ganhos”, de Lya Luft, com bate-papo de Tânia Carvalho, Fabrício Carpinejar e Roger Lerina a respeito do texto da bem lembrada escritora. Durante a conversa com a assistência, o jornalista Ivan Mattos comentou sua ligação com a escritora Lya Luft iniciada com a encenação do livro "Reunião de Família", adaptado para o palco por Caio Fernando Abreu com direção de Luciano Alabarse. Ivan participou do espetáculo começando uma longa amizade com Lya Luft. O chef Deividi Marques foi cumprimentado pelos participantes do encontro que se encerrou com jantar no restaurante Moeda.# O lastimável episódio de agressão racista ao jogador Vini Jr, na Espanha, tem feito muita gente buscar os autores que inspiraram o racismo nazista e de outras origens. O início pode ser encontrado nas obras do Conde de Gobineau. Intelectual e artista plástico, foi embaixador da França no Brasil, durante o reinado do imperador Dom Pedro II, com quem manteve um relacionamento amistoso, embora de temperamentos e opiniões diferentes. A seu respeito e de suas teses, vale consultar o livro “O Inimigo Cordial do Brasil” de Georges Raeders, traduzido por Rosa Freire D’Aguiar, e editado pela Paz e Terra. O texto assinala seu racismo com relação ao Brasil e suas teses. Existem outras obras do próprio Gobineau, editadas na França, com suas teorias racistas.

# Nesta quinta-feira (dia 1º), às 18h30, a escritora Lu Ortiz recebe, na Livraria Santos, no Pontal Shopping, para o lançamento e sessão de autógrafos do seu livro “A mulher que você quer ser”.

# O 3º FIDPOA – Festival Internacional de Dança de Porto Alegre será realizado de 6 a 11 de junho, no Theatro São Pedro, como uma grande vitrine internacional da dança. Os números impressionam. Nesta edição, são cerca de mil bailarinos inscritos de várias partes do Brasil e da América Latina e mais de 700 coreografias apresentadas ao longo do festival. Ao todo, são esperadas mais de 5 mil pessoas para assistir os seis dias do FIDPOA. Nas duas primeiras edições, realizadas em 2018 e 2019, foram distribuídas mais de 260 bolsas internacionais e 70 nacionais, com premiações de cerca de US$ 150 mil em bolsas de estudo e prêmios especiais. Para mais informações, clique aqui ou através do contato (051) 3227-5100.

asbea

Raquel Hagen, Izabele Colusso, Patricia Tschoepke e Ricardo Ruschel (Foto: LS8 Consultoria de Imprensa/Divulgação)

# Vários nomes conhecidos que integram a filial gaúcha da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS) participaram do café da manhã realizado nesta terça feira (dia 30), na loja Saccaro. Em pauta, o novo Plano Diretor de Porto Alegre, tema de importância para todos os porto-alegrenses. A discussão abordou o desempenho e a infraestrutura urbana do mecanismo legal da cidade. Participaram do debate a representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Patricia Tschoepke, o arquiteto representante do Sindicato das Empresas da Construção Civil, Antônio Zago, o engenheiro representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, Valdir Fiorentin e as professoras Cibele Figueira, da PUCRS, e Izabele Colusso, da Unisinos.

# Merecendo aplausos: o Tuim Bar Chopp, de André Azevedo, venceu o maior concurso de butecos do país, o Comida di Buteco 2023. Pela quinta vez, o tradicional bar do centro de Porto Alegre foi o escolhido. Recebeu votação popular, referendando posição do júri. Os butecos Reserva do Mosteiro, de Canoas, e Point Pastel, da Zona Norte de Porto Alegre, conquistaram o segundo e o terceiro lugares.

# Em cartaz no Museu da UFRGS, a exposição “Esta Coisa que Pulsa” celebra os mais de 30 anos da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro – um local de diálogo, trocas e ponto de luta antimanicomial. Integrando as atividades educativas propostas a partir da exposição, a mostra de cinema com a temática da loucura acontece nas terças-feiras de junho, às 19h, na Sala Redenção, com entrada gratuita. O primeiro filme, na próxima terça-feira (dia 6), será o documentário “Epidemia de Cores”, dirigido por Mário Saretta, um dos curadores da exposição. Na terça-feira subsequente (dia 13), o curta “Condenadas pela Razão” terá sessão especial de debate com a diretora Muriel Rodrigues, pautando o tema mulheres e loucura. Os filmes “Camille Claudel” e “Um anjo em minha mesa” finalizam a mostra com a temática mulheres artistas em conflitos e sofrimento mental, nos dias 20 e 27 de junho, respectivamente.

# Conhecida pela atuação na cena instrumental de Nova Iorque, a guitarrista Ava Mendoza fará show no Instituto Ling nesta quinta-feira (dia 1º de junho), às 20h, ao lado dos suíços Marino Pliakas, no baixo elétrico, e Michael Wertmüller, na bateria. A apresentação inédita na capital, que combina o repertório de improvisações de free jazz dos europeus com o rock experimental da norte-americana, marca o início da turnê do trio que se reuniu para passar pelo Brasil e a Argentina, com sessões também no Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Rosário e Córdoba. Para mais informações, clique aqui.

lopes

O artista Sergio Lopes (Foto: Filipe Maciel/Divulgação)

# Um dos mais atuantes artistas gaúchos, o caxiense Sergio Lopes inaugura, neste sábado (dia 3), a exposição “E o amor é tão longe...”. O vernissage será realizado das 10h às 14h, na Galeria Bublitz. São 24 obras inéditas do artista, que poderão ser conferidas no espaço até o dia 1º de julho. Entrada franca.

# A Companhia de Flamenco Del Puerto, reconhecido grupo de flamenco brasileiro, apresenta o Vivir, seu novo espetáculo. Acontecem nesta quinta e sexta-feira (dias 2 e 3), às 20h, no Teatro da Santa Casa, como parte da programação de selecionados no Edital de Ocupação para Espetáculos de Artes Cênicas CHC 2023. Para mais informações, clique aqui.