Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

Reconhecimento à qualidade: Neusa Silveira e o marido, o médico Luis Carlos, com a filha Rochele Silveira (Foto: Divulgação)

# A merecida homenagem recebida pelo médico Luis Carlos Silveira, agraciado com o prêmio de Pioneiro Mundial em Saúde Preventiva, pela Seven Stars Luxury Hospitality and Lifestyle Awards, repercute em todos os setores. A entrega da láurea foi durante cerimônia festiva, realizada no último sábado (dia 28), na ilha de Creta, Grécia.

FONTICIELHA

Armando Ferreira Fonticielha entre as filhas Simone Graziani Fonticielha e Nathalie Graziani Fonticielha nos festejos (Foto: Divulgação)

# Armando Ferreira Fonticielha foi muito cumprimentado pelos 80 anos comemorados com almoço em que recebia com as filhas Simone Graziani Fonticielha, que reside em Londres e veio para os festejos, e Nathalie Graziani Fonticielha. O filho, Rodrigo Graziani Fonticielha, que reside na Espanha, não pôde estar presente. Diana e Carlos Alberto Pippi da Motta, entre os amigos, brindaram com Armando.

AZEITE

Flavio Obino e Ana Lucia Garbin durante o Olivas no Cais (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

AZEITE

Azeite Capela de Santana, um dos produtos recomendados no encontro (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

AZEITE

Melina Ventre e Linai Bastos no Eat Kitchen (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# Estive brindando com Flavio Obino Filho, presidente da Ibraoliva, e Ana Lúcia Garbin durante a segunda edição do Olivas no Cais, cujo final foi no domingo (dia 29). Como o produto das olivas está entre as minhas predileções, provei o azeite Capela de Santana, o que foi muito prazeroso. O simpático Eat Kitchen teve jantar em que Melina Ventre dava acolhida. Um dos itens elogiados do cardápio foi o sorvete de azeite de oliva. O Cais Embarcadero estava concorrido e Eugênio Correa circulou no prestigiado evento dos azeites.

AF

Flavia Luce, Manoela Maisonnave Invernici, Vinicius Invernici e Maria Regina Luce (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

AF

Maria Paula Spohr e Celso Dornelles com Alice Floriano (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

BORBOLETA

No detalhe:a criação da designer Íris Merkle (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# As originais e atraentes criações dos alunos da Algures Escola de Joalheria Contemporânea, tanto do Brasil como do exterior, estão em exposição na Galeria Alice Floriano. Entre as criações mais instigantes, as borboletas da designer Íris Merkle vieram da Alemanha para fazer sucesso. Na inauguração da mostra, durante a noite da última sexta-feira (dia 27), Maria Paula Spohr colocou uma das borboletas em sua echarpe e o marido, o igualmente designer de joias Celso Dornelles elogiou o belo trabalho. A mostra segue atraindo muitas visitas no sobrado da Rua Félix da Cunha.

venzon

André Venzon junto às suas criações (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

giora

Adri Giora apresenta suas cerâmicas (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

venzon

Alguns dos trabalhos de André Venzon (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

sexy

No detalhe: a obra São Sexy (Foto: Paulo Gasparotto/especial)

# André Venzon e Adri Giora receberam, no último sábado (dia 28), para a abertura da mostra Jardim Rosa, que integra a segunda edição do projeto vernissage. O evento esteve concorrido e inúmeros conhecidos estiveram conferindo os trabalhos da dupla na Loja da Alfândega, no Farol Santander. A manhã movimentada na Feira do Livro teve complemento com uma visita à mostra que continua.

fic

Uma das instigantes obras do maranhense Thiago Martins de Melo (Foto: Bruno Leão/Divulgação)

# A Fundação Iberê inaugura, no próximo sábado (dia 4), a exposição Resistência, do artista maranhanse Thiago Martins de Melo. Com curadoria do islandês Gunnar B. Kvaran, a mostra confronta o espectador com 14 obras de grandes dimensões e complexidade. Com cores fantasmáticas, seu trabalho articula uma densidade narrativa excepcional, feita de referências autobiográficas e mitológicas, sincretismo religioso e ambiência surreal. No centro dessa articulação, emergem, ora de forma sutil ora contundente, temas da política brasileira e da história do país. A mostra abre com A Queima do Templo do Conhecimento (2021), uma escultura-vídeo-pintura em que o fogo assume o papel principal, fazendo referência ao incêndio que destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro em 2018 e que possuía a quinta maior coleção arqueológica do mundo.

# Ainda sobre a Fundação Iberê: na mesma data, será inaugurada a exposição “Iberê Camargo: Vivo como as árvores, de pé”, que tem curadoria do artista Martins de Melo e do responsável pelo acervo da Fundação. A mostra destaca a forte relação do pintor gaúcho com o meio ambiente.

# Neste sábado (dia 5), às 18h), a Turucutá apresenta um grande show aberto e gratuito no Largo dos Açorianos. “Sou da Rua, sou do Carnaval – Turucutá 15 anos de história” trará novidades do coletivo e contará com participações especiais de Pâmela Amaro, Restinga Crew, Grupo de Dança Afro-Sul e Nego Minas. Para mais informações, clique aqui.

# O quarto romance de Fernando Favaretto, “Sacadas, pra quê?” (Editora Bestiário) ganha novo lançamento na 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A sessão de autógrafos na Praça da Alfândega está marcada para esta quarta-feira (dia 1º), às 18h. Além da ocasião, na banca dos autógrafos, no local, a obra poderá ser adquirida ainda pelo site da editora Bestiário, na Amazon e na Livraria Raízes, em Porto Alegre.

# O Térreo Bar promove, nesta quarta-feira (dia 1º), o lançamento do projeto “Ao Vivo no Térreo”, uma programação musical mensal que conta com a curadoria da pesquisadora musical e jornalista Bruna Paulin. O projeto ocupará três noites de quartas-feiras de novembro e dezembro com performances mensais de artistas locais apresentando projetos autorais e também versões. Para mais informações, clique aqui.

gê

O mural da artista Gê Viana (Foto: Carlos Stein/VivaFoto/Divulgação)

# Até este sábado (dia 4), o público poderá visitar o mural inédito criado pela artista Gê Viana, localizado na parede de entrada do Instituto Ling. Na obra de grandes dimensões, a maranhense descendente de indígenas refaz o passado de seu povo Anapuru, criando narrativas mais felizes e dignas a partir da manipulação e da colagem de imagens de arquivo do período colonial no Brasil. "Nesse caminho de tirar o fardo, o peso dessa identidade que foi perdida, dessa memória que foi congelada por algum tempo, eu começo a fazer um processo que eu gosto de chamar de 'recorte a facão', que é lapidar, podar e também sanar algumas feridas que existem hoje no Brasil", conta ela.

# Nesta semana, marcada pelo feriado de Finados, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresentará Réquiem de Mozart, uma das obras mais conhecidas do compositor, a missa fúnebre católica. Serão duas apresentações: a primeira, nesta quinta-feira (dia 2), no Grande Hall do Farol Santander; e a segunda, no sábado (dia 4), na Igreja da Reconciliação, que integra a programação do Festival Música Dei.