Tic-Tac
Henrique Pires, responsável pelo Escritório RS-EBSB, e Teiji Hayashi, embaixador do Japão no Brasil (Foto: Divulgação)
# Na última quinta-feira (dia 11), Henrique Pires, secretário-executivo do Escritório do Rio Grande do Sul em Brasília, recebeu o embaixador Teiji Hayashi para uma reunião de trabalho. No encontro, o embaixador externou seu agradecimento ao povo gaúcho, em especial à cidade de Pelotas, pelas menções de solidariedade referentes ao terremoto ocorrido no dia 1º deste ano. Hayashi enfatizou a atenciosa correspondência que recebeu da Prefeitura de Pelotas, especialmente voltada aos habitantes de Suzu, da qual é cidade irmã, esta última muito danificada com um tremor de 7.6 de magnitude na escala Richter. Vale destacar que Pelotas tem uma praça com o nome da cidade irmã. O motivo da agenda foi dar continuidade às tratativas entabuladas pelo embaixador em sua mais recente visita ao Rio Grande do Sul.
Registro de uma das visitas guiadas ao Memorial da OSPA (Foto: Lucia Moreira/Divulgação OSPA)
# Sugestão cultural para o verão: enquanto a orquestra não inicia a temporada 2024, prevista para março, o público pode continuar visitando o Memorial da OSPA, inaugurado no final de 2023. No local, o público pode conhecer a fundo a história da OSPA, uma das orquestras mais longevas no Brasil. O espaço funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 17h, nas dependências da Casa da OSPA
# A absurda injúria a respeito do padre Júlio Lancellotti, inclusive com ameaça de uma CPI, não surtiu efeito em São Paulo. É um dedicado batalhador em favor dos moradores de rua.
# A Ocre Galeria e Maiojama dão início à programação de 2024 com a exposição “desenho e só”, que reúne obras inéditas de Luciano Teston. A inauguração ocorre na próxima terça-feira (dia 16), das 19h às 22h. A mostra ficará em exibição no espaço expositivo localizado na Avenida Nova York até o dia 18 de fevereiro.
# Devido ao grande interesse, a coletiva "Rever 2023" segue em exposição na Ocre Galeria até 31 de janeiro. A mostra reúne obras dos 10 talentosos artistas que participaram da programação ao longo de 2023, proporcionando oportunidade única para o público apreciar novamente suas criações, mas agora em um contexto coletivo. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Daniel Escobar (Foto: Ana Gallas/Divulgação)
# Artista visual e educador que já atuou em projetos como a Bienal do Mercosul e o Instituto Inhotim, Daniel Escobar estará na capital gaúcho para ministrar o minicurso “Isso é Arte?”. Na atividade, que acontece de terça a quinta-feira (dias 16, 17 e 18), sempre às 19h, no Instituto Ling, ele falará sobre arte contemporânea, mostrando como a produção rompeu, nos últimos 50 anos, com padrões estabelecidos, chegando à atualidade com sua presença reinventada e, muitas vezes, incompreendida, sendo muito menos pictórica e muito mais simbólica e carregada de narrativas. Para mais informações, clique aqui.
# Antes tarde do que nunca: o governo da Coreia do Sul decretou a proibição do comércio da carne de cachorro. Um hábito arraigado, entre outros países a China consome carne de cachorro.
# A Gravura Galeria de Arte: na próxima quarta-feira (dia 17), inaugura a exposição “Porcella 88”, que celebra os 88 anos do artista Paulo Porcella. A mostra tem curadoria de Helenice Porcella.
Fábio Cañellas, presidente que recentemente encerrou seu mandato e Luis Beck da Silva Neto, atual presidente (Foto: Divulgação)
# Em recente ocasião, a nova diretoria da Sociedade de Cardiologia do RS (SOCERGS) tomou posse para o período de janeiro de 2024 até dezembro de 2025. O novo presidente da entidade é o cardiologista Luis Beck da Silva Neto, que comentou: “É com muita satisfação que assumo a liderança máxima de nossa querida entidade”. No final de 2023, o médico também assumiu a função de editor-chefe da ABC Heart Failure & Cardiomyopathy, publicação da família ABC Cardiol.