Tic-Tac
Jornalistas Batista Filho e Armando Burd (Foto: Tânia Meinerz/Divulgação)
# A Associação Riograndense de Imprensa esteve repleta para a entrega da Medalha Alberto André, na manhã desta terça-feira (dia 9). A confraternização da assistência com os dez homenageados criou o astral do encontro. A jornalista Maria Luiza Benitez encerrou sua fala cantarolando a música “Felicidade”, de Lupicínio Rodrigues, conquistando aos presentes. Ao receber a Medalha, Armando Burd relembrou três momentos: 1º) a coragem de André, há exatos 70 anos, para cobrar a liberação de jornalistas presos pelo regime militar; 2º) a amizade de André com o jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho; 3º) as reportagens de André na edição dominical do Correio do Povo sobre o futuro da Capital.
Débora Sirotsky Dvoskin Paiva, Leticia Castro e Juliana Aragonez na movimentada tarde de moda (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# O espaço de Juliana Aragonez esteve concorrido, na tarde desta quarta-feira (dia 10), com as interessadas em conferir os lançamentos. O recanto, ocupado por Débora Sirotsky Dvoskin Paiva, apresenta a nova coleção de joias e o lançamento de uma coleção de roupas esportivas com o toque charmoso criado por Débora.
# Evento que reuniu mais de 20 mil pessoas na sua estreia em Porto Alegre, o festival Turá já tem seu line-up confirmado para a segunda edição na capital gaúcha. O projeto volta ao Anfiteatro Pôr do Sol nos dias 25 e 26 de maio para celebrar a cultura e a essência do nosso país, recebendo no palco artistas de diversos estilos e em diferentes momentos de suas carreiras, que representam a pluralidade brasileira. Serão mais de 20 atrações para aproveitar nos dois dias. Estão confirmadas apresentações de Djavan, Ney Matogrosso, Lulu Santos, BaianaSystem, além de Nando Reis, Alcione, Armandinho, Adriana Calcanhotto convida Rubel, Nação Zumbi, Cachorro Grande, duo Gupe e a banda Dingo. Para mais informações, clique aqui.
Chef Carlos Kristensen (Foto: Letícia Remião/Divulgação)
# Às vésperas de completar 24 anos de história, o Hashi, sob o comando do chef Carlos Kristensen, apresenta uma mudança importante em sua operação a partir deste mês. O renomado restaurante, localizado no Bairro Mont’Serrat, passará a adotar um modelo de calendário, com atendimento presencial nas quintas, sextas e sábados no jantar, abrindo a agenda para outros projetos e eventos. As “Quintas do Chef” serão dedicadas à “Mesa do Chef”, espaço dentro da cozinha onde os clientes têm total atenção do chef enquanto degustam seus preparos exclusivos, e aos “Menus Experiência”, que oferecem quatro opções diferentes em até seis etapas pré-definidas que passeiam pela trajetória do Hashi. As sextas-feiras e os sábados serão dedicados às Noites do Fim da Semana, com menu à la carte de criações e os clássicos da casa. Dentro do novo modelo, todos os meses haverá edições dos “Jantares Singulares”, com experiências gastronômicas surpreendentes e o “O Sabor do Saber”, aulas-jantar reunindo grupos em um encontro imersivo com Kristensen para aprender técnicas, interagir e tirar dúvidas.
Lilian Maus (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
“Miragens – onde dorme os sonhos” segue para visitação até o dia 30 de abril (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# Na última semana, a artista Lilian Maus inaugurou sua individual, “Miragens – onde dorme os sonhos”, na Ocre Galeria. A mostra apresenta 31 trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos três anos, cruzando elementos e fábulas com paisagens litorâneas.
# As calçadas artísticas, montadas por calceteiros especializados que fazem os bonitos desenhos de ondas, tanto no Rio de Janeiro como na Praça da Matriz, de Porto Alegre, transformaram-se em riscos de queda para os transeuntes. Justamente porque não existem mais calceteiros especializados. No Rio, em Botafogo, o poeta Hermínio Bello de Carvalho, um dos maiores especialistas da música brasileira, grande amigo e admirador de Elizeth Cardoso, tropeçou numas das pedras soltas do calçamento, feriu a vista e lesionou a coluna. As calçadas de todo o território nacional são de extremo perigo.
Instigante trabalho da artista Luciana Maas (Foto: Ana Pigosso/Divulgação)
# A Fundação Iberê inaugura, neste sábado (dia 13), Balanço, a primeira individual de Luciana Maas em um museu. Com curadoria de José Augusto Pereira Ribeiro, a artista apresenta, pela primeira vez, as três principais séries a que se dedicou nos últimos 15 anos: os Tênis, as Lonas, e os Balanços, todas em grandes formatos e com grande liberdade nos golpes dos pincéis e nas articulações entre figura e fundo. São cerca de 20 trabalhos que permitem um mergulho completo em sua obra e no seu imaginário.
# O filósofo, escritor e tradutor Donaldo Schüler estará no Instituto Ling durante o mês de abril, ministrando o curso “O amor e suas raízes culturais”. Em três encontros nas quintas-feiras, dias 11, 18 e 25, o professor analisará obras clássicas da nossa cultura para refletir sobre o conceito de amor e as suas nuances através do tempo, indo da antiguidade até a modernidade. Para mais informações, clique aqui.
Lipsen (Foto: Josué Verdejo/Divulgação)
# Na última semana, a composição “Sem Saída”, do multiartista Lipsen, chegou às plataformas de áudio. A canção nasceu a partir do poema de Mario Quintana, O Mapa. Conectando as memórias ao corpo, como as cicatrizes que fazem mapas na pele, a canção traz alguns locais referência da história da noite da cidade como o Beco e a Esquina Maldita. Marcando o lançamento, Lipsen sobe ao palco do Ocidente na quinta-feira (dia 11), acompanhado de Thais Lemos, Rhuan de Moura e Wagner Menezes, além de convidados especiais. Para mais informações, clique aqui.
DJ Lê Araújo (Foto: Tiago Trindade/Divulgação)
# Dando continuidade às comemorações dos “20 anni”, o restaurante italiano Peppo Cucina realiza na quinta-feira (dia 11), a partir das 19h, a quarta edição do Ora Felice. O tradicional happy hour terá as presenças da nutricionista Luana Flores, do DJ Lê Araújo e da cantora Nalanda.
# Neste domingo (dia 14), a Orquestra de Câmara da Ulbra inicia mais uma temporada da série Domingo Clássico, que há mais de 20 anos realiza um concerto gratuito por mês, sempre aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil. A apresentação de abertura da temporada 2024 será em homenagem aos 200 anos da imigração alemã no Brasil e terá obras de Johannes Brahms, além de Arthur Barbosa e Heitor Villa-Lobos. A regência é de Tiago Flores.
# A Gravura Galeria de Arte promove, nesta quinta-feira (dia 11), às 17h, uma visita guiada pela mostra Luzes e Sombras. Artista e arquiteta catarinense, radicada no Rio Grande do Sul, A.Bomm levará os espectadores a conhecerem mais sobre seu processo criativo, técnica realista e inspirações. Além disso, a exposição agora terá nova data de término e poderá ser visitada até o dia 13 de maio.
Cristina Piccoli e Odalgir Lazzari (Foto: Divulgação)
O pianista Alexandre Ibarra (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Daniela Bacellos participou dos festejos (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Cristina Piccoli e o pianista Alexandre Ibarra, ao fundo (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
Maria Antônia Corsetti Grillo e Judith Grillo (Foto: Paulo Gasparotto/especial)
# O Bar Inglês do Country Club reuniu amigos de Odalgir Lazzari, na noite de segunda-feira (dia 8), para a comemoração de seu aniversário. A música do pianista Alexandre Ibarra alegrou o encontro, que teve a participação de Cristina Piccoli, usando um espetacular adereço com âmbar, criado por um designer russo, Daniela Barcellos, Judith Grillo e Marilene Santini, entre muitos outros, brindaram com Odalgir.