Tic-Tac
Fundação O Pão dos Pobres: boa qualidade na recuperação (Foto: Marcelo Donadussi/Divulgação)
A restauração das fachadas internas da Fundação o Pão dos Pobres de Santo Antônio segue em andamento. Projetado em 1925 pelo arquiteto alemão Joseph Franz Seraph Lutzenberger, o monumental prédio foi tombado em 2014 pelo município de Porto Alegre, em função de suas características arquitetônicas e por sua relevância histórica. Como parte das comemorações do bicentenário da imigração alemã no Brasil, a Casa da Memória Unimed Federação/RS apresenta a exposição Lutzenberger Universal, que segue em cartaz até 3 de julho e tem curadoria de José Francisco Alves. Neste sábado (dia 27), às 10h, ocorre a visita mediada à Fundação Pão dos Pobres, com participação de membros da entidade e do arquiteto Lucas Volpatto, responsável pelo restauro do prédio.
Katia Suman e Tânia Carvalho conduzem a música no Ocidente (Foto: Paula Ferrary/Divulgação)
Katia Suman e o filho Bruno Suman (Foto: Miltinho Talaveira/Divulgação)
# Depois do sucesso da primeira edição, a festa Baila Comigo se prepara para voltar ao casarão do Ocidente neste sábado (dia 27), a partir das 19h, com um mix especial de músicas e estilos para botar todo mundo para dançar. A festa segue com trilha da DJ Katia Suman numa pista e de seu filho, DJ Bruno Suman, na outra. Esta segunda edição contará com a participação de Tânia Carvalho, que irá escolher algumas músicas e promete até tocar maracas.
Capa do livro "Viva a Várzea" (Foto: Divulgação)
# O futebol de várzea, suas histórias e personagens, são resgatados no livro “Viva a Várzea”, que será lançado, com sessão de autógrafos, na próxima terça-feira (dia 30), no Chalé da Praça 15. Em 200 páginas, dividido em capítulos temáticos, ilustrados com fotos de época, o livro apresenta textos de 16 ex-varzeanos, a maioria jornalistas e de uma pioneira do futebol feminino. O time, onde todos são titulares, é formado por Cláudio Furtado, Fernando Becker, Flávio Dutra, João Bosco Vaz, José Evaristo Villalobos, Júlio Sortica, Léo Iolovitch, Liliane Correa, Mário Corso, Márcio Pinheiro, Marino Boeira, Óscar Fuchs, Paulo César Teixeira, Piero D’Alascio, Ricardo Stefanelli, Sérgio Kaminski e Vitor Bley de Moraes.
# Em apresentação inédita nesta quinta-feira (dia 25), às 20h, a Orquestra Theatro São Pedro aproxima a música de concerto do universo do pop e do cinema através das trilhas sonoras dos filmes de Quentin Tarantino, um dos mais conceituados cineastas da atualidade. Sob regência e direção artística do maestro Evandro Matté, o concerto terá participação dos cantores Andréa Cavalheiro e Rafael Gubert e contará com canções e peças instrumentais marcantes de obras do diretor e roteirista norte-americano. Os ingressos já se encontram esgotados.
Keith Dunn: atração internacional no Grezz (Foto: José Gallais/Divulgação)
# Além da intensa agenda de shows com nomes importantes do cenário musical brasileiro, o Grezz receberá três atrações internacionais. Nesta sexta-feira (dia 26), o show será com o cantor, gaitista e compositor norte-americano Keith Dunn. Já na quarta-feira (dia 1º), a casa recebe Chris Cain, diretamente da Califórnia, outro grande guitarrista de Blues. E, no dia 20 de junho, Andreas Günter Quartet, vindo da Alemanha, traz composições modernas de jazz em seu repertório. Formado por Günther (piano e sax), Leo Susi (bateria e percussão), Gerald Willms (contrabaixo) e Alexander Gibson (trompete), o quarteto está em atividade desde 2018 e realiza tours em diversos países. Em novembro de 2023, a banda viajou pela Europa para o lançamento do novo álbum chamado Brother’s Bonfire, gravado no Outono de 2022 em Bremen. Para conferir a agenda completa, clique aqui.
# O médico Alberto Hodara esteve em Gramado acompanhando a 39 Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia Plástica, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril no Wish Serrano. O evento teve como homenageados os médicos Níveo Steffen, Sirlei Costa, Luiz Carlos Celi Garcia e Paulo Roberto Becker Amaral.
# O Honk!POA se prepara para invadir as ruas com muita arte, música e celebração. O festival de fanfarras ativistas comemora a sua 5ª edição na capital gaúcha e já virou tradição ao defender a ocupação das ruas como um processo de resistência artística. O evento será neste final de semana (dias 26, 27 e 28). O festival está preparando mais uma edição especial com grupos musicais de diversos lugares do país que irão se apresentar em locais públicos da cidade. Além disso, está prevista uma série de atividades e oficinas em quatro comunidades fora do eixo central da cidade: Areal da Baronesa, Vila Planetário, Ilha do Pavão e Morro da Cruz.
A artista Lygia Vasconcellos e Regina Galbinski Teitelbaum, que receberam os convidados (Foto: Lisa Roos/Divulgação)
# No último sábado (dia 20), ocorreu a vernissage de “Materno & Eterno”, na Gravura Galeria de Arte. A exposição reúne obras de 39 artistas convidados que relatam o amor maternal.