Tic-Tac
Anaurelino Corrêa de Barros Neto e Regina Galbinski Teitelbaum em noite festiva Gravura Galeria de Arte (Foto Lisa Roos/Divulgação)
# Clara Pechanski, entre outros artistas ligados a Gravura Galeria de Arte, esteve brindando as duas décadas de atividade do espaço, na noite desta quarta-feira (dia 3). Regina Galbinski Teitelbaum contou com Anaurelino de Barros Neto para a curadoria da mostra “Ensaios sobre a Beleza e a Feiura”, inspirada nos livros "A História da Beleza" e a "A História da Feiura", de um dos maiores pensadores do século XX, Umberto Eco. Os artistas que participam da exposição, como Ana Aita, Eduardo R. Arigony, Kika Herrmann e Marília Fayh,entre outros, auxiliavam a receber no concorrido coquetel. A exposição segue até 27 de julho.
# Neste sábado, dia 6, acontece mais uma edição da Balonê, a festa very 80s & 90s, no clima do Rock and Roll, tendo como cenário o bar Ocidente. A Balonê contagia os seus frequentadores com um clima de celebração e diversão espontânea, gerado pela memória afetiva que a música traz a quem frequenta a balada no tradicional bar do Bom Fim. Na discotecagem: Taís Scherer, Roger Lerina, Adriana Banana e Feijão.
Antonio Banderas em visita ao Morro do Vidigal (Foto Dilson Silva AgNews Divulgação)
# O ator espanhol Antonio Banderas esteve no Brasil onde participou de uma série de eventos no Rio de Janeiro para celebrar os novos perfumes da linha The Icon Banderas, produzido pela marca Sephora. Um coquetel, realizado na noite da última terça-feira, 2, marcou o lançamento da fragrância. Já na quarta-feira, dia 3, ele visitou o projeto cultural Nós no Morro, no Morro do Vidigal. Acompanhado pelo ator Babu Santana, o espanhol visitou as instalações da ação que oferece acesso à arte e educação. Banderas, que há décadas firmou sua carreira em Hollywood, foi “muso” do diretor Pedro Almodóvar. Com seu conterrâneo ele fez os filmes “Labirinto de Paixões” (1982), “Matador” (1986), “A Lei do Desejo” (1987), “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988) e “Ata-me!” (1989) — reativaram a parceria em “A Pele que Habito” (2011) e mais recentemente “Dor e Glória” (2019). Alguns dos filmes causaram dor de cabeça a Banderas, que chegou a querer impedir apresentação de alguns, pois estava em pleno romance com Melanie Griffith, e havia cenas comprometedoras, bem ao gosto de Almodóvar.
Banderas com o diretor Pedro Almodóvar (Foto Manolo Pavón El Deseo)
# A artista plástica Suzana de Medeiros Albano juntamente com suas netas Isabela e Martina inaugura nesse sábado, dia 6, a exposição "De dentro pra fora, de trás pra frente", na Galeria Homo Habilis. A mostra carregada de elementos sentimentais da relação de Suzana com as netas, tem mentoria e curadoria Cho Dorneles.
# O Sarau do Solar da Assembleia Legislativa, com justificado entusiasmo, anuncia um plano de celebração da reativação dos espaços públicos de cultura do Centro Histórico de Porto Alegre após as enchentes. A primeira edição será uma parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana. No dia 10 de julho, a partir das 18h, a Travessa dos Cataventos recebe duas edições especiais do Sarau do Solar Colaborativo: Fofa Nobre e Jairo Lambari Fernandes. A entrada é franca, como sempre. Mas todos podemos levar doações ou contribuir com o pix do Coletivo RS Música Urgente, para ajudar os profissionais da cadeia produtiva da música atingidos pela enchente.
# A grife Páprika, que instalou seu primeiro espaço fora do Paraná em Porto Alegre, e realiza sua inauguração na próxima quinta-feira (dia 11). André Mendes, um dos nomes do clã à frente da grife, estará recebendo e o encontro contará com a apresentação da coleção primavera e verão 24/25. No período de instalação na capital, os dirigentes da Páprika apoiaram iniciativas de recuperação dos desalojados e danos. O espaço da Rua Barão de Santo Ângelo, que se torna um point da moda, terá complementos para casa como velas e essências perfumadas.
# A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou que a edição deste ano passará por alterações para adequação à nova realidade do Rio Grande do Sul. Assim as mostras competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Documentais serão exibidas exclusivamente pelo Canal Brasil. No dia 17 de agosto, a emissora transmite ao vivo a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos Kikitos.
# Está em cartaz no Instituto Ling, até 11 de outubro, a mostra individual Livro Verde, do artista gaúcho Michel Zózimo. Com curadoria de Gabriela Motta, a exposição apresenta 17 obras inéditas produzidas neste ano: uma colagem manual com recortes retirados de antigas enciclopédias de ciências naturais e 15 desenhos feitos em lápis aquarela e nanquim sobre papel algodão que, além de serem exibidos nas paredes da galeria do centro cultural, também são reproduzidos em um livro de artista, que leva o mesmo nome da mostra, e que ganha um espaço especial, podendo ser folheado na exibição.
# A tradição do Rio Grande do Sul na produção de lã está ganhando um registro audiovisual. É o curta-metragem Tecendo Histórias - A Arte de Viver da Lã, um trabalho que passeia pelos diferentes cenários que as etapas da confecção da lã compreendem. O projeto mostra as peculiaridades da atividade, que é fonte de renda para muitas famílias, e apresenta personagens que encontram no trabalho com a lã uma forma de conexão com as origens e tradições dos antepassados. A direção é de Danilo Siqueira, mineiro que vive nos Campos de Cima da Serra há 10 anos.