Tic Tac
Marcelo Hübner apresentará uma nova coleção de telas (Foto: Sérgio Ordobás/Divulgação)
# Marcelo Hübner inaugura exposição neste sábado (dia 14). Intitulada “Multiplicidade”, a mostra, com 30 obras ocupará os espaços da Bublitz Galeria de Arte. Conhecido pelas séries “Floristas”, “Banhistas” e “Urbanos” e “Jornais Florais”, Hübner apresenta também as “Paisagens Gaúchas”, com a retomada das origens com os cenários do Rio Grande do Sul expressos na grandiosidade dos campos e dos pampas. Recentemente, Marcelo participou do leilão da AHMI e pintou uma obra durante o evento, sendo muito elogiado pela tela.
A tela “Os banhistas” integra a mostra na Bublitz Galeria (Foto: Divulgação)
# Caxias do Sul foi brindada, no último final de semana, com uma apresentação da peça “Bailei na Curva”, que comemora mais de quatro décadas de sucesso. O teatro da UCS recebeu mais de 700 pessoas para aplaudir o espetáculo dirigido pelo caxiense Júlio Conte.
Pedro Almodóvar foi o vencedor do Leão de Ouro (Foto: Marco Bertorello Divulgação)
# O cineasta Pedro Almodóvar, depois da premiação de seu filme “O Quarto ao Lado”, em Veneza, comentou, durante uma entrevista, a semelhança da personagem do filme, que agoniza num hospital, com a deterioração do meio ambiente no planeta. Igualmente, estão suscitando muitos comentários o seu mais recente livro, “O Último Sonho”, composto por 12 textos que abrangem vários períodos da vida do diretor espanhol.
O menino com barrete frígio e um estandarte representa o Rio Guaíba (Foto/Divulgação)
# Iberê Camargo tinha uma relação amorosa com o Rio Guaíba e manifestou este sentimento tanto em seus trabalhos como na correspondência com autoridades e amigos, pedindo cuidados com a bacia que envolve Porto Alegre. A partir dos relatos e das pinturas, a Fundação Iberê Camargo inaugura no próximo sábado (dia 14) a mostra “Iberê Camargo – Território das Águas”. Serão 42 obras, estimulando a valorização do meio ambiente. Pela primeira vez, também serão expostas sete paisagens de Maria Coussirat Camargo. Incluem uma estátua de mármore que fez parte do Chafariz do Imperador, instalado em 1866 na Praça da Matriz. O conjunto de estátuas representando Rio Guaíba e seus afluentes, Jacuí, Caí, Sinos e Gravataí, tiveram várias localizações. O menino com barrete frígio, que representa o Guaíba, foi adquirido pelo médico e colecionador Juan Kern de Elisondo, cujo inventário ajudei a concluir e, posteriormente, a leiloar. Acompanhei a equipe de montagem da Fundação Iberê na ocasião em que recolheram a importante estátua, patrimônio da cidade que, atualmente, faz parte da coleção de Dalva Nunes da Silva. Vale reconhecer a qualidade do trabalho da equipe, contando com Thiago Araújo, produtor da fundação. A peça volta a ser vista pelo público depois de muitas décadas guardada em coleções.
# O “Setembro Azul”, mês marcado pela visibilidade à comunidade surda, terá uma programação alusiva na Casa de Cultura Mario Quintana. Entre as atividades previstas estão a oficina “Teatro em Libras”, que acontece quarta-feira (dia 11), no espaço Carlos Carvalho, e o “Sarau Sinalizante”, que vai finaliza as atividades no dia 27 deste mês, às 19h, na Travessa Rua dos Cataventos. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
Obra de Ricardo Sondermann sobre Winston Churchill (Foto: Divulgação)
# Ricardo Sondermann ministrará um curso sobre Winston Churchill e a arte da oratória no Instituto Ling. A primeira aula é nesta quarta-feira (dia 11) e o outro encontro no dia 18 deste mês. Sondermann é cônsul honorário do Reino Unido no Rio Grande do Sul e autor do livro “Churchill e a ciência por trás dos discursos”. O curso resgatará a história impressionante e por vezes divertida do estadista britânico para mostrar o contexto em que seus principais discursos foram feitos. Vale relembrar que Andrew Roberts, autor das memórias de Churchill, afirmava que o político inglês e Leon Trotsky foram as mais importantes personagens do século 20.
# Nos dias 13 e 14 de setembro, a 8ª Mostra Teatro Glênio Peres apresenta o espetáculo "Onde está Cassandra?, reunindo cinco drag queens que celebram os 25 anos de carreira de Cassandra Calabouço, uma das drags mais conhecidas da cena queer de Porto Alegre, personagem do bailarino, ator e performer Nilton Gaffrée.
# Após um período fechada para recuperação das consequências das enchentes, a loja Andaime, na Casa de Cultura Mario Quintana, promove sua reabertura, nesta quinta-feira (dia 12). O espaço apresentará lançamentos de obras do fotógrafo Raul Krebs, a joalheria contemporânea de Rô Boff, Jaque Basso e Bárbara Coufal. No âmbito da moda autoral, conta as criações de Mateos Quadros, Vking e Roperto.
Grupo Nota Só se apresenta nesta quinta-feira, dia 12 (Foto: Divulgação)
# O Grupo Nota Só se apresenta nesta quinta-feira (dia 12), no Salão Mourisco da Biblioteca Pública com o show do Jazz ao Samba, que reúne clássicos do Jazz e da MPB, na interpretação de José Mário Guedes e Balala Campos. O grupo é formado por César Franarin (sax), Pedro Bisch Neto (violão), Rogério Souza (baixo) e Beto Meimes (percussão).
# No dia 15 deste mês, Sergio Luiz Fleck lança e autografa sua nova obra intitulada “Livro Inquietações – um estado de poesia”. O encontro será no Z Café da Nilópolis.
# A Casa Vasco, como não poderia deixar de ser, vai celebrar o Dia Nacional da Cachaça quinta-feira (dia 12) e sexta-feira (dia 13), apresentando carta de seis drinks especiais com a tradicional bebida nacional.
Júlia Qualisoni, Carina Dias, Camila Farina e Felipe Helfer formam a equipe do evento (Foto: Thiele Elissa/Divulgação)
# O Pontal Shopping será o cenário para um evento inédito em Porto Alegre. De 14 a 21 deste mês, acontece por lá a Design Week POA, com uma programação gratuita de exposições, palestras, oficinas e feira. Participam mais de 100 profissionais do segmento, além de lojistas, expositores e artistas. O projeto, iniciativa da Open Design Independente, com curadoria de Camila Farina, tem como tema "Regeneração e Criatividade", propondo um olhar à produção do Estado, que ainda vive um momento delicado em decorrência da enchente.