Atualizações às terças e sextas-feiras

Whatsapp

Notícias

Tic Tac

A recuperação deste prédio icônico da Rua da Praia é um dos sinais da revitalização do Centro Histórico (Foto: Divulgação)


# Um dos imóveis antigos da Rua da Praia com a fachada particularmente instigante, uma colossal escultura de figura feminina, apoiada na cabeça de um leão e sustentando a varanda do andar superior, está sendo recuperado. Foi construído pelo empresário de sobrenome Varejão, no início do século 20, que residiu lá com a família. Ficou conhecido como Palacete Varejão e Casa Egípcia. Varejão, de origem portuguesa, colecionava antiguidades e chegou a trazer de Portugal especialistas em restauro de peças de arte antiga. Uma de suas filhas, a escritora Rafaelita Varejão Bernardi, foi igualmente colecionadora e sua morada, na estrada de Viamão, reunia grande número de peças raras relacionadas à história de Porto Alegre. O imóvel está sendo restaurado pelo arquiteto Lucas Volpatto. Os irmãos Vilmar, Valmir e Ildo Lando, empresários da área da gastronomia, deverão instalar uma galeteria no térreo e no segundo andar, um pub com mesas de sinuca e balcão. Pretendem aproveitar, futuramente, o terceiro andar para eventos fechados. O Centro Histórico ganhará mais um ponto revitalizado com o projeto de Lucas Volpatto, autor de outras obras de resultado elogiável.


Detalhe da escultura de figura feminina na fachada do prédio do início do século 20 (Foto: Divulgação)

Detalhe da escultura de figura feminina na fachada do prédio do início do século 20 (Foto: Divulgação)

 

# O Jantar Ilhas da Gastronomia, evento que colabora com o Instituto da Criança com Diabetes, terá lançamento no final da tarde da próxima terça-feira (dia 29), no Palácio Piratini.


# A Feira do Livro Reconstrói RS é um evento solidário criado pelo Instituto Ling para ajudar na recuperação do mercado editorial e livreiro do Rio Grande do Sul, bastante afetado pelas enchentes. A segunda edição acontecerá de 16 a 18 de maio. Durante o evento, o público poderá comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos impactados pela crise climática, além de participar de bate-papos, shows, atividades infantis e sessões de autógrafos. Serão cerca de 40 expositores e mais de 30 atividades. A abertura especial incluirá conversa com a autora Socorro Acioli.



Marcos Vaandrade com Fábio Pimentel Baraldo no vernissage de sua exposição (Foto: Paulo Gasparotto/Especial)

Marcos Vaandrade com Fábio Pimentel Baraldo no vernissage de sua exposição (Foto: Paulo Gasparotto/Especial)


# Marcos Vaandrade, com a sensibilidade que caracteriza a escolha dos temas de suas esculturas, apresenta a exposição A Única Luz É o Amor com obras, mostrando reflexão sobre o sentimento de afetividade entre animais de diferentes espécies. O artista, de refinado talento como animalista, expressa de forma perfeita a sua proposta. Fabio Pimentel Baraldo, atualmente residindo em São Paulo, veio a Porto Alegre para realizar a curadoria da mostra. Olga Pfeifer Mendes Ribeiro, coordenadora da exposição, recebia com Vaandrade na abertura da mostra que integra o Portas para a Arte e continuará até junho.


:  Olga Pfeifer Mendes Ribeiro e Marcos Vaandrade (Foto: Divulgação)

Olga Pfeifer Mendes Ribeiro e Marcos Vaandrade (Foto: Divulgação) 

 

Retrato de Xico Stockinger pelo olhar de Luiz Eduardo Achutti integra a mostra (Luiz Eduardo Achutti/Divulgação)

Retrato de Xico Stockinger pelo olhar de Luiz Eduardo Achutti integra a mostra (Luiz Eduardo Achutti/Divulgação)

 

# A exposição Captura da Ausência e da Presença terá abertura terça-feira (dia 29) na Galeria Stockinger, integrando o programa Portas para a Arte, promovido pela 14ª Bienal do Mercosul. A exposição reúne obras dos fotógrafos Alex Ramirez, Andréa Graiz, Luiz Eduardo Achutti e Nilton Santolin. Com estilos diferentes, criam um diálogo sensível sobre temas como o efêmero, o invisível e o íntimo, explorando tempo e memória. As obras formam uma narrativa silenciosa e plural, convidando o público a refletir sobre presença e ausência de forma pessoal. A visitação se estenderá até 14 de maio.


Camila Vergara apresenta seus conceitos de dança no Instituto Ling (Foto: Caio Amon/Divulgação)

Camila Vergara apresenta seus conceitos de dança no Instituto Ling (Foto: Caio Amon/Divulgação)


# Neste sábado (dia 26), a bailarina e professora Camila Vergara retorna ao Instituto Ling para ministrar a oficina de dança contemporânea Corpo Expressivo, focada em práticas que exploram movimentos de contato com o solo, estabilidade e resistência da terra. A programação, em parceria com o Instituto Ling, inclui também aulas temáticas inspiradas na natureza, como fogo em 31 de maio, suspensão do ar em 16 de agosto e uma atividade de encerramento em 6 de setembro, que contará com música ao vivo e abordará conceitos de éter, conexão e expressão corporal.


Eduardo Kobra restaurando sua obra no Quarto Distrito (Foto: Divulgação)

Eduardo Kobra restaurando sua obra no Quarto Distrito (Foto: Divulgação)


# Na última terça-feira (dia 22), Eduardo Kobra, um dos mais importantes artistas brasileiros da atualidade, conhecido por seus murais ao redor do mundo, retornou ao Rio Grande do Sul para restaurar a obra Estado de Paixão, no 4D, um empreendimento da ABF Developments em Porto Alegre. O mural, localizado em uma área afetada pela enchente de maio do ano passado, passou por reparos realizados por Kobra e sua equipe. Essa iniciativa simbolizou a resistência e a capacidade de reconstrução do povo gaúcho, além de reforçar o compromisso da ABF com a cultura e o desenvolvimento local, contribuindo para a retomada do polo cultural do Quarto Distrito após a tragédia climática.


O artesanato indígena pode ser adquirido no evento especial do Brique da Redenção (Foto: IECAM/Divulgação)

O artesanato indígena pode ser adquirido no evento especial do Brique da Redenção (Foto: IECAM/Divulgação)


# Neste domingo (dia 27), a Redenção vai receber programação especial em homenagem ao Dia e Mês dos Povos Indígenas, promovida pelo Instituto de Estudos Culturais e Ambientais - IECAM. O evento acontece no Brique, em frente ao Monumento ao Expedicionário, e faz parte da quarta fase do Projeto Ar, Água e Terra, apoiado pela Petrobras. O objetivo é valorizar as culturas indígenas, especialmente a etnia Mbyá Guarani, promovendo troca de conhecimentos, artesanato, informações e práticas sustentáveis.


# O executivo de moda Carlos Fernando Belmonte será recebido pela A St.Trois e a Dixon Comunicação para um encontro especial para debater o futuro do mercado de luxo no Brasil e no mundo. A pesquisadora de moda Renata Fratton será a mediadora do bate-papo exclusivo que abordará tendências, oportunidades e os novos caminhos do setor de luxo.


# Na sexta-feira (dia 25), Juliano Barreto e Eduardo Farias se unem no Espaço 373 para uma noite de clássicos da música brasileira e do jazz. Juliano já trabalhou com artistas como Carlinhos Brown e Jaques Morelembaum, enquanto Eduardo é um dos principais pianistas do Brasil, tendo colaborado com nomes como Caetano Veloso e Gal Costa.

 

# No dia 4 de maio, São Leopoldo vai celebrar a primeira edição de 2025 do Sarau do Rio, um evento importante que marca a resistência cultural após a enchente que atingiu o centro histórico e o Museu do Rio, símbolo do projeto. A programação inclui música, arte e afeto na Rua da Praia, começando com um DJ de vinil, seguido por shows de diversos estilos. O artista Feu Cardoso também apresenta obras feitas com lama do Rio dos Sinos, retratando pessoas afetadas pelas enchentes, transformando destroços em arte que testemunha a força da memória e da resistência da comunidade.