Tic Tac

Tela de José Antonio da Silva, que é objeto de exposição na Fundação Iberê ( Foto: Divulgação)
# Depois de passar pelo Musée de Grenoble, iniciando o Ano Cultural Brasil–França 2025, cujo comissário geral é Emilio Kalil, a Fundação Iberê organiza exposição dedicada a José Antônio da Silva (1909–1996). Com curadoria de Gabriel Pérez-Barreiro, reúne 44 obras de coleções brasileiras, destacando a trajetória de um dos artistas mais importantes do século 20 no Brasil. A exposição José Antônio da Silva: Pintar o Brasil apresenta telas que mostram cenas como plantações de café e algodão em São Paulo, queimadas na mata, rebanhos, temas religiosos e naturezas-mortas, tudo com um estilo surrealista. Emilio Kalil, que veio a Porto Alegre, estará recebendo com os dirigente da Fundação Iberê no vernissage da tarde deste sábado (dia 9).
# Ainda o Ano Cultural Brasil-França: Emilio Kalil retorna a Paris em setembro. A agenda continuará com a Bienal de Dança de Lyon, homenageando o Brasil. Ainda dois eventos expressivos estão previstos: Música e Culinária Brasileira e uma exposição intitulada "Amazônia" no Museu Quai Branly - Jacques Chirac, em Paris. A exposição, que ocorrerá de 30 de setembro a 18 de janeiro de 2026, vai destacar a cultura e as vozes indígenas da Amazônia, apresentando uma visão inovadora e imersiva da região.
# Porto Alegre inaugura o MACRS 4D, sua nova sede de arte contemporânea, instalada em um galpão industrial no bairro Floresta, reconfigurado para o espaço. A abertura acontece na segunda-feira (dia 11) com a instalação imersiva Três Casas de Nuno Ramos, que apresenta réplicas de suas casas em piscinas de lama, criando uma experiência sensorial e emocional. A curadoria é de André Severo.
# Neste sábado (dia 9), a Enoteca do Casa da Montanha, em Gramado, realiza a 5ª edição da Festa da Barrica, um evento único na Serra Gaúcha. Criada pelo VinoLab, a celebração oferece degustação de 100 litros de vinhos inéditos das vinícolas gaúchas Viapiana e Arte Líquida, produzidos especialmente para a ocasião e servidos diretamente da barrica, sem serem engarrafados ou vendidos.
# Nesta quinta-feira (dia 7), aconteceu o lançamento oficial da Trends Sul 2026, na sede da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). A programação incluiu desfiles autorais, workshops, painéis, exposições e rodadas de negócios.
Flávio Krawczyk, Luiz Pasquali Almeida, curador da exposição, e Paulo Amaral no Museu de Arte do Paço (Foto: Paulo Gasparotto/Especial)
# O Museu de Arte do Paço está abrigando, na Sala Aldo Locatelli, a exposição Boscagli, de Júlio de Castilhos a Rondon. A mostra celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e destaca a trajetória de Giuseppe Boscagli, pintor e fotógrafo italiano, cuja obra se conecta com momentos importantes da história brasileira. A mostra ficará aberta até 31 de outubro. O vernissage, nesta quarta-feira (dia 6) movimentou o museu, além de retratos expressivos, como a figura de uma índia, as marinhas de Boscagli comprovam seu talento.
# A cantora e compositora Nina Nicolaiewsky lançará, dia 16 deste mês, no Auditório Goethe-Institut, o EP Arrisco Dizer, acompanhada do quarteto de cordas Sucinta Orquestra, com um repertório que mistura canções autorais — criadas durante seus estudos na Berklee College of Music na Espanha — e releituras. Para o lançamento, Nina também contará com a participação da cantora Nina Fola e do compositor Nelson Coelho de Castro.
# A Aliança Francesa foi criada em Paris em 1883 para divulgar a cultura francesa pelo mundo. No Brasil, a primeira se instalou em 1885 no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, a instituição foi fundada no ano de 1945, tendo o professor Guilhermino César como o primeiro presidente. Para comemorar os 80 anos, a instituição fará uma exposição que celebra sua história e atividades culturais, com inauguração no dia 12 de agosto, no Praia de Belas Shopping.
Janaina Pellizzon, Duda Cardoso, e Lauro Ramalho em cena na peça Mritak – A Comédia da Vida (Foto: Vilmar Carvalho/Divulgação)
# A Cia Stravaganza apresenta o espetáculo Mritak – A Comédia da Vida em três sessões no Instituto Ling, dias 13, 14 e 15 deste mês. A peça combina teatro e gastronomia em uma experiência sensorial e imersiva, com jantar de três tempos inspirado na culinária indiana. O menu, criada pelo ator Duda Cardoso, une sua paixão pela gastronomia e sua formação no Instituto Gato Dumas, em Buenos Aires. A direção é de Adriane Mottola, com atuações de Duda Cardoso, Janaina Pellizzon e Lauro Ramalho. O texto é de Luiz Henrique Palese, trilha de Felipe Zancanaro e iluminação de Ricardo Vivian. Seguramente, uma das boas surpresas da temporada teatral.
# A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Música, realiza neste sábado (dia 9) o lançamento do documentário A Casa Azul, de João Chagas. O curta destaca a presença negra em Sapucaia do Sul, tradicionalmente associada à colonização europeia. A exibição será no Auditório Luis Cosme, da Casa de Cultura Mario Quintana, seguida de uma roda de conversa com João Chagas e Lorenzo Sciacca, responsável pela trilha sonora e design de som.
Maura Souza estrela o monólogo Corália Brechó (foto: Raul Krebs/Divulgação)
# Corália Brechó é um monólogo teatral que usa ambientação de um brechó para explorar, de forma sensível e poética, temas como memória, luto e a força da arte na reconstrução. Inspirado em relatos de vítimas da Covid-19, o espetáculo mistura realidade e ficção, transformando dor em poesia e promovendo uma experiência imersiva e participativa. A estreia será dia 13 de agosto, no Espaço VIAVIDA. Márcia do Canto dirige Maura Souza.