Tic Tac

Bárbara Hoch e João Paulo Silveira Barbiero no Espaço do Arquiteto (Foto: Paulo Gasparotto/Especial)
# Entre os acontecimentos de dezembro, a inauguração do Espaço do Arquiteto, sede do CAU/RS - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS, com a Exposição Memória Construída, teve a participação de muitos nomes conhecidos do setor. Andréa Hamilton Ilha, presidente do Conselho de Arquitetura do RS, esteve à frente da equipe do Centro de Memórias do CAU/RS, responsável pela exposição. Carline Carazzo, Marcelo Heck, a arquiteta Flávia Boni Licht, neta de Armando Boni, cujos trabalhos integram a exposição, Bárbara Hoch e João Paulo Silveira Barbiero participaram do evento que teve música ao vivo durante o coquetel.

Tomás Frias Ceitlin e João Paulo Silveira Barbiero na abertura da exposição (Foto: Divulgação)
# Desejando um Feliz 2026, relembro algumas das sugestões para aguardar a virada: o vermelho, sugerido pela numerologia como a cor indicada para as iniciativas, e o verde- esmeralda, como simbolismo da renovação, abundância, elegância e crescimento financeiro, são algumas, entre outras, lembradas pelos estudiosos. Por sua vez os orixás a serem invocados devem ser Ogum, cuja equivalência na Religião Católica é Santo Antônio, Iansã, Santa Bárbara, senhora dos ventos e tempestades, e Oxossi, identificado com São Jorge/São Sebastião, santos de forte simbolismo pela coragem e as matas verdes.
# Colheita Especial: Érico Ribeiro comemorou seus 90 anos no Clube Campestre de Pelotas. A Grande Colheita dos 90 anos foi o nome da festa que teve mais de 350 convidados. Maria do Carmo Maciel recebeu com Érico e o cantor João Ferreira Filho teve o acompanhamento da animada banda que atuou na celebração. Uma variada ornamentação floral de colorido vivo e castiçais com velas altas deram o tom festivo no clube. Costumo comentar o entusiasmo de Érico que foi diligente em suas atividades no campo e um companheiro memorável nas nossas andanças por Paris em diversos períodos.

Guilherme Vargas Müller, Marcela Farias Vargas, Manoela Vargas Nunes Dias e Ignácio Nunes Dias Ramos nos festejos de Natal (Foto: Divulgação)
# Yara Tavares Vargas e Olavo Maciel reuniram a família na noite de Natal. Os pequenos Guilherme Vargas Müller, filho de Marcela Farias Vargas e Luciano Müller, e Ignacio Nunes Dias Ramos, filho de Manoela Vargas Nunes Dias e Mario Ramos, foram o centro das atenções.
# Tânia Mara e Flávio Roberto Bonzanini, que retornou do México onde esteve à frente da OPANAL - Organização para a Não Proliferação de Armas Nucleares na América Latina , receberam para drinks e jantar um pequeno grupo de que participou Carlos Trevi. O filho dos anfitriões, Rodrigo Bonzanini, está aguardando o restante da sua coleção de arte greco-romana, que terá apresentação de elaborado bom gosto no apartamento.

O traço de Tomas Barth em evidência (Foto: Divulgação)
# O artista Tomas Barth e seus trabalhos mereceram destaque, por Fábio André Rheinheimer, na edição da Revista Onne & Only, lançada na recente comemoração de seus 12 anos. Tomas, @tomasbarth, costuma retratar animais sobre páginas de antigos dicionários, alcançando efeito original. Assina o retrato da minha Pet Hanya, como podem conferir na foto.
# Wagner Freitas, um dos nomes da direção da gaúcha DaColônia, comemora a estreia na 100ª edição da corrida de São Silvestre, em São Paulo. A indústria gaúcha de Santo Antônio da Patrulha, marcou presença com grande mix de produtos em seu estande da Expo São Silvestre, no Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque do Ibirapuera, encerrando com brilho o ano.

Roschdy Zem e Marina Foïs vivem Montand e Signoret no filme que tem estreia dia 1º de janeiro (Foto: David Koskas/Divulgação)
# Eu, Que Te Amei é a cinebiografia dirigida por Diane Kurys que revisita a intensa e contraditória relação entre Simone Signoret e Yves Montand, um dos casais mais emblemáticos do cinema francês. Interpretados por Marina Foïs e Roschdy Zem, o filme foca o fim do relacionamento, explorando amor, traições e a permanência de um vínculo que resiste ao tempo e às adversidades. Com estreia no Brasil marcada para 1º de janeiro, a produção teve première mundial na mostra Cannes Classics do Festival de Cannes 2025.

Marcelo Hübner fará intervenções ao vivo durante a mostra da Galeria Bublitz no Litoral (Foto: Divulgação)
# A Galeria Bublitz prepara programação especial de cultura e arte para o verão 2026 no Litoral gaúcho. A tradicional Semana de Arte na SABA, em Atlântida, começará neste sábado (dia 3) com o lançamento do livro Tapetes Orientais no Brasil – história e curiosidades, de Nicholas Bublitz. A mostra seguirá até 11 de janeiro, reunindo obras de artistas gaúchos e nacionais, tapetes orientais e objetos de decoração, com entrada gratuita. Um dos destaques é a participação do artista Marcelo Hübner, que fará pinturas ao vivo com cenas do Litoral.

Ney Matogrosso será uma das atrações da virada de ano no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
# O Réveillon em Copacabana terá programação musical diversificada e de grande porte. A festa contará com vários palcos ao longo da orla, reunindo artistas consagrados da música brasileira, além de DJs e atrações de diferentes estilos. Entre os destaques estarão Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Alcione, Iza, João Gomes e DJ Alok. À meia-noite, a tradicional queima de fogos no mar iluminará a praia por cerca de 12 minutos.
