Atualizações às terças e sextas-feiras

Whatsapp

Notícias

Tic Tac

Brigitte Bardot foi o grande símbolo de beleza de uma época (Foto: Divulgação)

 

# Brigitte Bardot, ícone do cinema francês e defensora incansável dos direitos dos animais. Nascida em Paris em 28 de setembro de 1934, Bardot tornou-se mundialmente famosa nos anos 1950 e 1960, especialmente após o filme E Deus… Criou a Mulher, que a transformou num dos maiores símbolos sexuais e culturais da época. Irreverente e imprevisível, teve enterro completamente ao seu gosto com o caixão envolvido por uma caixa de vime trançado e recoberto por centena de flores multicoloridas. A Banda Gipsy Kings acompanhou o cortejo até o túmulo em um cemitério de Saint Tropez, seu refúgio, e onde acolheu inúmeros animais. Sem limites na defesa das mais variadas espécies, afrontou os espanhóis, combatendo as irracionais touradas e aos caçadores de animais selvagens. Acompanhando seu namorado Bob Zagury, viveu um sonho brasileiro entre o Rio de Janeiro e Búzios, onde está imortalizada numa estátua.


A defesa da vida animal ocupou décadas da vida do ícone do cinema (Foto: Divulgação)

A defesa da vida animal ocupou décadas da vida do ícone do cinema (Foto: Divulgação)


# Repercute a notícia de que a Tornak Holding e o Grupo Phorbis assumem o controle do Pontal Shopping, marcando uma nova fase do empreendimento de panorâmica localização na orla do Guaíba. A expectativa dos empresários Fernando Tornaim e Mathias Kisslinger é que o investimento potencialize a economia local, atraia novos negócios e impulsione ainda mais a consolidação do Pontal Shopping.


Salus Loch, coordenador da Casa da Memória, Alcides Mandelli Stumpf, presidente do Instituto Unimed/RS, e Roberto Schmitt-Prym, vice-presidente da ARL  (Foto: Divulgação)

Salus Loch, coordenador da Casa da Memória, Alcides Mandelli Stumpf, presidente do Instituto Unimed/RS, e Roberto Schmitt-Prym, vice-presidente da ARL (Foto: Divulgação)


# A Casa da Memória Unimed Federação/RS encerrou 2025 sob o brilho da conquista do Troféu Olinto de Oliveira, concedido pela Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). A distinção, que celebra as relevantes contribuições da instituição ao setor cultural gaúcho, coroou um ciclo de atividades marcadas pela excelência. Ao longo de 2025, o espaço consolidou-se como polo vibrante de preservação, promovendo exposições, lançamentos editoriais e eventos acadêmicos. O troféu Olinto de Oliveira reafirma a Casa da Memória como um guardião da identidade e do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

 

# A partir da próxima terça-feira (dia 13) o Espaço 373 realiza série de cinco encontros musicais gratuitos, reunindo diferentes sonoridades. A abertura fica por conta do Sintonize – Trio Vocal Acústico, com releituras de clássicos do reggae jamaicano e da MPB em versões acústicas. No dia 20, Rafael Camarão apresentará repertório marcado pela MPB e ritmos nordestinos. A 27 de janeiro, Jah Gui I & Negronis subirão ao palco com show que mistura reggae, jazz, soul e experimentações contemporâneas.


# A escritora Laura Jovchelovitch vai ministrar, nos dias 15, 20, 22, 27 e 29 deste mês, nova oficina do Figo de Agosto, Escrever no Labirinto: restrições para estimular a criatividade. As atividades apresentam técnicas para destravar a escrita.


: A peça Colapso e Destruição da Cidade de Porto Alegre integra a programação do Porto Verão Alegre (Foto: Anselmo Cunha/Divulgação)

 A peça Colapso e Destruição da Cidade de Porto Alegre integra a programação do Porto Verão Alegre (Foto: Anselmo Cunha/Divulgação)

 

# A Cia Espaço em Branco volta aos palcos com o espetáculo Colapso e Destruição da Cidade de Porto Alegre, obra do dramaturgo Julio Zanotta. As apresentações acontecem nos dias 15 e 16 deste mês, no Teatro do CHC. Com direção de João de Ricardo, que também integra o elenco, a peça apresenta uma narrativa apocalíptica que retrata o colapso total de Porto Alegre.