Whatsapp

Notícias

Tic-Tac

A residência de Ruy Barbosa, em Londres (Foto: Reprodução)

# Carlos Maia, o brasileiro que conhece Londres como poucos e proporciona desvendar recantos pouco lembrados, mandou notícias e destacou a casa em que Ruy Barbosa viveu na capital do Reino Unido. Ruy Barbosa é lembrado por uma placa, assinalando o período em que viveu lá.

 

rb

Placa identificando a residência (Foto: Reprodução)

 

rbb

A casa é uma das referências para os brasileiros que visitam Londres (Foto: Reprodução) 

# Sophie e Leonidas Isdra fizeram uma pausa em Cancún e rumam aos Estados Unidos. Reencontram os filhos ainda em clima de comemoração do ano novo judaico.

 

mesa

Roger Lerina, Alê Garcia, Maurício Pestana e Rejane Martins (Foto: Divulgação)

 

mesa

José Álvaro Bicca Ribeiro e Rosi Ribeiro acompanharam o Mesa de Cinema (Foto: Divulgação)

 

mesa

Léo Ribeiro, Daise Nascimento e Douglas Jung debateram o filme Alimento da Alma (Foto: Divulgação)

# A questão do protagonismo negro foi o tema marcante da edição do Mesa de Cinema no último sábado (dia 12). A iniciativa adaptada para os tempos de pandemia contou com envio de link para assistir ao filme, entrega de jantar em casa e participação em debate no YouTube e Facebook. O público da capital e do Vale dos Sinos, mais o de São Paulo e Rio de Janeiro, participou ativamente com perguntas, reflexões e muitas referências elogiosas. Além dos chefs de origem afro, Ademir Jr, Aline Chermoula e Célia Aleixo, convidados para criar o cardápio inspirado no filme Alimento da Alma (Soul Food, 1997), o evento contou também com as participações especiais do produtor de conteúdo Alê Garcia e do diretor comercial da Revista Raça, Maurício Pestana, ao lado do crítico de cinema Roger Lerina e da idealizadora do evento jornalista Rejane Martins.

# O estilista Sergio Pacheco será entrevistado nesta quarta-feira (dia 16), às 18h, por Vitor Raskin, leia-se Deu O Chic. A live irá tratar sobre revelação do projeto inédito do estilista e poderá ser conferida no Instagram @deuochic.

# Dobradinha: a Fundação Iberê Camargo reabre, neste sábado (dia 19), com as exposições “Tudo vem do nosso pátio” e “Iberê Camargo – O Fio de Ariadne”. A primeira ocupará o grande átrio do centro cultural, com gravuras assinadas por 34 artistas gaúchos de diferentes trajetórias, matizes e gerações que participaram do projeto Artista Convidado. A segunda exposição, com curadoria de Denise Mattar e Gustavo Possamai, apresentará 37 cerâmicas e sete tapeçarias de grandes dimensões. São obras não expostas há cerca de 40 anos e que estão espalhadas em coleções públicas e particulares de Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Acompanham a exposição cartões e gravuras e uma linha do tempo em referência à urdidura feminina que apoiou o trabalho do pintor ao longo de sua história.

 

noyes

A bela The Noyes House (Foto: Michael Biondo/Divulgação)

 

hugo

O artista Hugo França (Foto: André Godoy/Divulgação)

 

guasca

O banco denominado Guasca V Stool (Foto: André Godoy/Divulgação)

 

rings

Os icônicos aneis de madeira (Foto: Sherry Griffin/Divulgação)

# A arte de Hugo França sai de Trancoso, na Bahia, local que tem sido o reduto criativo do artista desde o início da quarentena, direto para New Canaan, Connecticut, Estados Unidos. As peças irão integrar a “At The Noyes House” – exposição colaborativa de obras de arte e design contemporâneo no ambiente doméstico da casa da família de Eliot Noyes. Idealizada e produzida pelas galerias Blum & Poe e Mendes Wood DM, juntamente com a feira de arte e design Object & Thing, a mostra, que se iniciou nesta terça-feira (dia 15), vai até 28 de novembro de 2020. Recebe grande destaque nos Estados Unidos por ser oportunidade única de visita à histórica casa modernista do designer industrial e arquiteto de Harvard Five.

# Nesta sexta-feira (dia 18), os Fantomaticos lançam o quarto single de seu próximo álbum. Em contraste com os últimos lançamentos, que revelam um olhar sombrio sobre os nossos tempos, Do que Vale a Pena é uma canção leve e solar composta pelo tecladista Rodrigo Trujillo, que também assume os vocais nessa música. O arranjo instrumental foi gravado ao vivo em um sítio na Serra gaúcha, onde a banda se isolou para fazer parte da produção, ainda em 2019. O single pode ser conferido aqui (https://drive.google.com/drive/folders/15ZHbMEgGOtQuT4IwON2F08goOQhWs9MU).

 

calido

A pintura é inspirada na gênese da vida, retratando os quatro elementos: terra, fogo, água e ar (Foto: Divulgação)

 

# A artista plástica gaúcha Milena Juliano participa neste mês da terceira edição do Salão Internacional de Arte Contemporânea de Luxemburgo, que acontece entre os dias 18 e 20, com a obra intitulada Cálido. O convite surgiu a partir da participação da artista na última edição da Artexpo New York Art Fair. Além de levar seus traços para o pequeno país europeu, Milena participa do Luxembourg Art Prize, premiação anual que busca revelar talentos amadores ou profissionais, de todas as idades e nacionalidades.

# O longa de ficção científica Contos do Amanhã, escrito e dirigido por Pedro de Lima Marques, fará sua estreia nacional dentro da programação do 48° Festival de Cinema de Gramado. O filme estará disponível na plataforma Canal Brasil Play (https://canaisglobo.globo.com/c/canal-brasil/) por tempo limitado: serão quatro dias para conferir em primeira mão, antes da sua participação comercial em VOD, prevista até o fim do ano. O acesso ao filme Contos do Amanhã é gratuito para assinantes do Canal Brasil e ficará no ar a partir do primeiro minuto do dia 19 (sábado) até às 23h50min de 23 de setembro (quarta-feira). Maiores informações no site contosdoamanha.com.br.

# “Empresas Digitais: O Caminho para o Futuro” será o tema do Live Moinhos Talk que acontece nesta quarta-feira (dia 16), às 18h30min, no canal no YouTube do Hospital Moinhos de Vento. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

# A partir desta terça-feira (dia 15), a Galeria Ecarta apresenta a exposição Artistas de Rua, reunindo fotografias, pinturas e vídeo de Andressa Brzezinski, Daniel Jesus de Freitas, Felipe Ganja, José Luis e Salatiel Pereira, artistas com expressão em Porto Alegre. É a primeira participação deles em uma galeria de arte. A visitação é gratuita, seguindo protocolos sanitários e acontece até 18 de outubro na Ecarta (Av. João Pessoa, 943), das 10 às 18h, mediante agendamento pelo telefone 51. 4009 2970 ou pelo e-mail contato@fundacaoecarta.org.br. É permitido um visitante por hora.

# O ator, autor e diretor Paulo Betti é o convidado da quarta edição virtual do projeto Meu Filme Favorito. Em encontro gratuito marcado para esta quinta-feira (dia 17), às 18h30min, o artista comentará uma de suas produções cinematográficas preferidas: o longa-metragem Central do Brasil, de Walter Salles. Promovido pelo Instituto Ling e mediado pelo jornalista cultural e crítico de cinema Roger Lerina, o bate-papo poderá ser acompanhado ao vivo pela plataforma Zoom. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia clicando aqui.