Tradição cristã no mundo

Presépio Francês: mostra celebra diversidade cultural natalina presente na representação do nascimento de Jesus (Foto: Larissa Navarro/Divulgação)
# Presépios de várias partes do mundo estão em exposição no Hall da Assembleia Legislativa de São Paulo até o dia 19 deste mês. A mostra, intitulada Presépios pelo mundo: fé e arte sem fronteiras, integra o acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo e reúne peças que representam diferentes tradições culturais.

Representação do Zimbábue, país africano de maioria cristã (Foto: Larissa Navarro/Divulgação)
# A origem do presépio remonta a 1223, quando São Francisco de Assis criou a primeira representação viva do nascimento de Jesus em Greccio, na Itália, para tornar o mistério mais palpável e simples para o povo, usando uma gruta, feno, um boi e um jumento. A celebração transformou-se num evento de evangelização visual e emocional que se espalhou pelo mundo como uma tradição natalina central.

Exemplar da Itália, onde o presépio foi criado (Foto: Larissa Navarro/Divulgação)
# A exposição apresenta oito presépios provenientes do Japão, França, Zimbábue, Polônia, Peru, Itália, Portugal e Áustria. As diferentes interpretações do nascimento de Cristo - seja em madeira africana ou cerâmica polonesa - revelam a fé e o reconhecimento de Jesus como símbolo de amor, justiça, caridade e a própria razão do Natal. "Esse é um ponto comum entre todas as culturas, são diferentes formas de representar o amor de Jesus", destacou Tatiana Ricci, diretora do museu.

Presépio do Japão, onde o cristianismo tem pouca representatividade (Foto: Larissa Navarro/Divulgação)
