Whatsapp

Notícias

Um século de charme e luxo

La Mamounia, instalado no palácio de um príncipe do século 18, segue sendo um dos hotéis mais sofiticados do mundo (Foto Vogue Austrália Divulgação)


# O Hotel La Mamounia de Marraqueche, no Marrocos, é um dos mais luxuosos exemplos da hotelaria de classe no mundo. Instalado num palácio do século 18, propriedade do príncipe Al Mamoun, cujo nome herdou, conta com um cenário incomum, cercado de jardins e com vista para o Monte Atlas, com suas neves eternas, e as torres das mesquitas da fascinante cidade que fica junto ao deserto de Sahara.

# Entre seus hóspedes famosos Winston Churchill, que passou inúmeras temporadas lá aproveitando para pintar suas telas, e o general Charles de Gaulle, para quem foi feita uma cama especial para abrigar confortavelmente seus 1,96 cm de altura.


O interior do La Mamounia com decoração de Jacques Garcia, conhecido decorador parisiense (Foto Vogue Austrália Divulgação)

O interior do La Mamounia com decoração de Jacques Garcia, conhecido decorador parisiense (Foto Vogue Austrália Divulgação)


# Uma festa para duas mil pessoas realizada com a Vanity Fair, da editora Condé Nast Publications, e solidária com as vítimas do terremoto ocorrido em setembro, no último ano, foi o ponto alto das comemorações. Marisa Berenson, que tem uma morada em Marraqueche, e Nicolas Sarkozy, o ex-presidente da França, entre muitos outros famosos e milionários participaram da comemoração cujas fotos não foram divulgadas, pois uma das regras do hotel é “o que acontece no La Mamounia fica no La Mamounia”. Isto é: discrição absoluta faz parte das elegantes regras de bem viver no hotel.

# Ainda um fato relacionado a Churchill e La Mamounia, de cujo terraço pintou a tela intitulada “Torre da mesquita Kutúbia” adquirida por Brad Pitt para presentear a sua então amada Angelina Jolie, ambos entusiastas de Marraqueche. Depois da separação, Angelina vendeu a tela num leilão da Christie’s, em 2021.


Marisa Berenson  esteve na comemoração dos 100 anos do hotel (foto  Alexia Silvagni Vogue Brasil)

Marisa Berenson esteve na comemoração dos 100 anos do hotel (Foto Alexia Silvagni Vogue Brasil)

 Winston Churchill, exemplo de inteligêngia e bom gosto frequantava o La Mamounia desde 1937 (Foto Divulgação)

Winston Churchill, exemplo de inteligêngia e bom gosto frequantava o La Mamounia desde 1937 (Foto Divulgação)

 

# A primeira vez em que estive no La Mamounia foi juntamente com um grupo de nomes conhecidos da sociedade e imprensa brasileira a convite do rei Hassan através do jornalista Ibanor Tartarotti, que dirigia o Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, do grupo de Assis Chateaubriand. A cada nova visita, aumenta o meu entusiasmo pelo La Mamounia e a bela e exótica Marraqueche.


O sofisticado exotismo do La Mamounia inspirou a canção Mamounia de Paul McCartney, em 1973(Foto Vogue Austrália Divulgação) (4)

O sofisticado exotismo do hotel inspirou a canção Mamounia de Paul McCartney, em 1973(Foto Vogue Austrália Divulgação)