Whatsapp

Notícias

Uruguai e RS: temas fraternais

O embaixador Guillermo Valles, representante do Uruguai em Brasília, e Liliana Cristina Buonomo Zabaleta, cônsul-geral do Uruguai em Porto Alegre, foram recebidos pelo governador Eduardo Leite (Foto: Itamar Aguiar/Divulgação)

# A agenda do governador Eduardo Leite tem registrado inúmeras visitas de diversos embaixadores que vieram aos pampas. Na última semana, teve especial significado a presença do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, que veio em visita oficial, e estava acompanhado da cônsul-geral Liliana Buonomo no encontro com o governador Eduardo Leite.

 

gov

O governador Eduardo Leite durante a conversa com o embaixador Guillermo Valles e Rodrigo Lorenzoni, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado (Foto: Itamar Aguiar/Divulgação)

# Entre os temas abordados, as ações para contenção da pandemia de Covid-19 na fronteira. O governador Eduardo Leite recordou seu encontro com o presidente Luis Alberto Lacalle Pou, em recente visita ao Uruguai, quando abordaram o mesmo assunto. O governador Leite lembrou ainda a boa relação com os hermanos, ressaltando que “no Rio Grande do Sul, somos muito orgulhosos não só de estarmos perto e sermos vizinhos, mas de sermos próximos cultural e gastronomicamente.”

# Outros tópicos referentes às possibilidades de tornar mais próximos o Rio Grande do Sul e o Uruguai, vencendo obstáculos políticos e burocráticos, estiveram em pauta. ”Temos um universo comum. Temos a oportunidade de levar o Mercosul às pessoas...”, enfatizou o embaixador Valles.

#O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, e o presidente da Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais na Assembleia, deputado Frederico Antunes, entre outros, também participaram do encontro.

 

gift

O governador Eduardo Leite presenteou o embaixador Guillermo Valles com uma edição do livro artístico sobre o Palácio Piratini (Foto: Itamar Aguiar/Divulgação)

# Antes das despedidas, o embaixador Valles entregou um livro com imagens e temas do Uruguai. O governador Leite retribuiu o presente, oferecendo o livro Palácio Piratini com texto de Luiz Antonio de Assis Brasil e fotos artísticas de Luiz Eduardo Achutti.