Valorizando os mestres gaúchos
A coordenadora da Pinacoteca, Paula Ramos, com Lívio Susin (Foto: Rochele Zandavalli/Divulgação)
# O importante acervo da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo foi instalado em seu espaço definitivo junto à Administração Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ocupa o antigo Salão de Festas da Reitoria e concentra, majoritariamente, obras de professores e egressos do Instituto de Artes, bem como obras de artistas que participaram, entre 1939 e 1977, dos diversos salões de arte organizados pela entidade e que atraíam a Porto Alegre expoentes do circuito nacional e latino-americano.
Maria Tomazeli e Francisco Marshall (Foto: Paulo Gasparotto/Especial)
# A Pinacoteca é a mais antiga coleção pública de arte do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes coleções universitárias do Brasil. Sua origem remonta a 1910, dois anos após a fundação do Instituto Livre de Belas Artes, atual IA. Em agosto, a Pinacoteca recebeu, em São Paulo, o Prêmio ABCA – Destaque Região Sul, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, valorizando o trabalho desenvolvido de preservação, catalogação e divulgação artística.
# Paula Ramos, coordenadora da Pinacoteca, esteve à frente dos trabalhos de instalação, e comenta a possibilidade de atrair o público para visitação, o que já pode ser feito, das 8h30 às 18h30, mediante agendamento pelo e-mail acervoartes@gmail.com.
Ao lado de Luiz Eduardo Achutti, conferi o acervo (Foto: Rochele Zandavalli/Divulgação)
# Uma concorrida cerimônia, na última terça-feira (dia 10), apresentou o espaço com a presença de muitos artistas, cujas obras estão lá, entre eles Maria Tomaselli e Luiz Eduardo Achutti.
# Os estudantes e interessados em arte terão oportunidade de conhecer trabalhos de mestres gaúchos numa instalação atraente.
Marina Gomes Kirst e a mãe, Patrícia Argolo Gomes, estiveram na abertura da reserva técnica (Foto: Paulo Gasparotto/Divulgação)