Whatsapp

Notícias

Visita dos Reis

A bela aquarela do artista Vitório Gheno, mostrando a visita dos Reis Gaspar, Belchior e Baltazar ao Menino Jesus (Foto: Banco de imagens)

# A celebração da chegada dos Reis Baltazar, Belchior e Gaspar a Belém, na noite de 6 de janeiro, para reverenciar o Menino em sua manjedoura, é uma das belas tradições cultivadas em todo mundo. Muitos países realizam a troca de presentes nesta data.

# Lendo o livro “Passado Perfeito – Estações Havana”, de Leonardo Padura, com o selo da Editora Bom Tempo, fiquei conhecendo mais uma tradição relacionada aos Reis Magos, cultivada em Cuba. À meia noite, colocam-se três punhados de ervas e três xícaras de água adoçada com mel para os camelos e uma carta comum redigida a Belchior, Gaspar e Baltazar. Ainda o texto de Padura: foi dos melhores que li no ano que passou. Junto com “A Vida Errante”, de Guy de Maupassant, da Edições Tinta da China Ltda, de Lisboa, garantiram-me as melhores emoções com a leitura.

# O chef Alban Rossollin produz deliciosas Galletes des Rois, contendo uma fava para proporcionar uma bela surpresa à pessoa que receber a fatia com a figurinha de porcelana. Será considerada o Rei da Noite de Reis, tendo direito a uma coroa.

# Na comemoração de 2023, Fernando Baril, que sabia da tradição, foi ao encontro para saborear a Gallete des Rois, mas, chegou portando, com seu humor habitual, uma coroa que recortou em casa, impondo sua realeza divertida.

# A comemoração dos Reis Magos, incluindo o bolo de Reis, pode ser repetida durante todo o mês de janeiro, como é hábito na França.