Vitória histórica para o Brasil

O diretor Walter Salles fez história com o triunfo de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025 (Foto: Reuters/Divulgação)
# Walter Salles, sempre discreto, sem forçar, comprovou que os verdadeiros talentos são reconhecidos. A vitória de Ainda Estou Aqui como Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 gerou grande repercussão na mídia internacional, com críticos elogiando o feito inédito do cinema brasileiro. O filme de Walter Salles, que retrata a busca de Eunice Paiva por respostas sobre o desaparecimento do marido durante a ditadura militar, tornou-se o primeiro do Brasil a conquistar essa categoria. O The Guardian destacou que foi "um momento histórico para o Brasil", ressaltando que a produção superou o favorito francês Emilia Pérez. A vitória também foi vista como um fortalecimento do cinema latino-americano na premiação.
#Tive vários encontros com Walter, em Paris, onde Lucia Curia Moreira Salles e o embaixador Walther Moreira Salles passavam temporadas anuais durante a primavera. Walter, então bem jovem, dedicava-se aos estudos relacionados ao cinema. Acompanhava, atentamente, produções dos principais nomes da sétima arte.
# Algumas vezes costumava almoçar com o embaixador Moreira Salles, sem a companhia de Lucia. Numa das ocasiões, ao chegarmos no Le Voltaire, no Quai Voltaire, fomos saudados pelo maitre que, de forma enfática, perguntou como estava Walter, filho. O embaixador Moreira Salles, demonstrando satisfação pela admiração na referência ao filho, comentou: “Aqui, sou o pai do Waltinho...” Uma herança de sabedoria e sólida formação se evidência na trajetória dos filhos Walter, Fernando, Pedro e João Moreira Salles.
# Na indicação de Ainda Estou Aqui como Filme Internacional, estão igualmente Fernanda Torres, mencionada juntamente com Fernanda Montenegro no agradecimento de Walter, e Selton Mello, personagens marcantes. Gostaria de ter visto Fernanda Torres levantar o Oscar de melhor atriz.