Vogue ao gosto de Dali
Salvador Dali: genialidade como editor no cinquentenário da revista Vogue (Foto: Divulgação)
# Entre as boas surpresas da minha temporada de inverno em Paris, dezembro 71/janeiro 72, foi acompanhar o lançamento do número especial de 50 anos da revista Vogue, tendo como editor Salvador Dali. O mestre do surrealismo, como primeira exigência, acentuou o nome da revista que aparece como Vogué. Usando os mitos da época, criou uma capa incrível, formando um semblante único com Mao Tsé-Tung, cuja revolução era motivo de entusiasmo da esquerda, e Marilyn Monroe a musa sexy da sétima arte capitalista.
A capa conta com ilustração instigante: a fusão de Marilyn Monroe e Mao Tsé-Tung (Foto: Divulgação)
Yves Saint Laurent: nudez inédita para lançamento do perfume masculino YSL (Foto: Divulgação)
# A foto sexy de Yves Saint Laurent inteiramente nu, inédita até então, foi para promover seu perfume YSL pour homme. A foto deu o que falar e foi copiada ao infinito.
New Jimmys: ponto de encontro de nomes internacionais como Marisa Berenson, Lúcia Regina Tomazoni Curia e David de Rothschild. Eram recepcionados pela incrível Régine, rainha da noite de Paris (Foto: Divulgação)
# Régine era senhora absoluta da noite parisiense com o seu New Jimmys. Lá, reinavam Marisa Berenson, acompanhada por seu noivo David de Rothschild, Lúcia Regina Tomazoni Curia, que ainda não deixara a Maison Chanel e não se assinava Moreira Salles, embaixatriz Laís Gouthier e, para não esquecer, o escritor Ernest Hemingway: Paris continuava festejando....
Nas páginas especiais dedicadas por Dali ao seu mundo, a morada de Cadaqués na Espanha tem destaque. Uma das fotos mostra a festa nos jardins, com homenagem a Marcel Proust (Foto: Divulgação)
A modelo Veruschka, vestida e penteada à La Mao, ocupa uma página junto a um poema do ditador chinês (Foto: Divulgação)
# As grifes poderosas anunciaram com o estilo de Dali. O pintor usou 29 páginas para mostrar seu mundo na Vogué e endeusou Gala - sua esposa, cujo nome aparece no alto da capa da revista. Mostra os espaços de sua morada em Cadaqués, com destaque aos jovens seguidores numa festa nos jardins, celebrando em torno de um grande retrato de Marcel Proust. Novamente Mao e um de seus poemas, ocupando uma das páginas com a foto da modelo Veruschka, então no auge da fama (onde andará?) penteada e vestida à La Mao.
O poeta e presidente Léopold Sédar Senghor fez um poema especial para a edição de aniversário da revista Vogue, que indica o Senegal como especial atração de viagem (Foto: Divulgação)
Nativa de Senegal, vestindo roupas de sua tradição tem destaque entre as beldades da África (Foto: Divulgação)
# Tudo isso e muito mais está no exemplar que guardo junto a outras edições especiais da Vogue com editores geniais. O segundo deles foi de autoria do cineasta Federico Fellini, cuja capa traz a atriz Giulietta Masina, sua inesquecível mulher. São exemplares preciosos, associando o requinte das artes com o poder fashion.