Whatsapp

Notícias

Vogue por Fellini

Giulietta Massina, Musa de Fellini, em Giulietta degli spiriti, filme em que foi dirigida pelo marido (Foto: Reprodução)

# A atriz Giulietta Massina foi a escolhida de Federico Fellini para ser a capa da edição de dezembro de 1972/janeiro de 1973 da revista Vogue. A maravilhosa Massina aparece caracterizada em sintonia com o mágico clima do circo. Portanto, duas paixões do grande diretor italiano de múltiplos talentos, como demonstrou no decorrer de sua trajetória profissional.

 

giulietta

Giulietta Massina, caracterizada e envolvida pelo clima mágico do circo, foi a capa escolhida por Fellini para a edição de dezembro de 1972/ janeiro de 1973, da qual foi editor (Foto: Reprodução)

 

giuefed

Giulietta Massina e Federico Fellini (Foto: Reprodução)

# O então diretor da Vogue, Robert Caillé, transformou o editorial da edição numa carta a Fellini, relatando sua insegurança e temor de que a proposta de ser redator chefe da edição de Natal da revista não fosse atendida. Ele, junto com sua equipe, encontrou Giulietta e Federico no Grand Hotel de Roma. Depois de verbalizar a solicitação, que temia ser descartada, ou no mínimo questionada, foi surpreendido pela resposta direta e num tom gentil: “Muito bem, será meu presente de Natal à Vogue”.

# Na revista, Fellini fala do circo, motivação constante, dizendo: “O primeiro circo que vi, criança, teve o efeito de uma aparição”... A matéria incluiu várias fotos dos picadeiros circenses e em todas Giulietta está presente caracterizada. Foram muitos os filmes estrelados pela atriz com a direção do marido. Entre eles, “La Strada”, com Anthony Quinn, e “Le Notti di Cabiria”, contracenando com François Périer, ambos inesquecíveis.

 

luomo

Personagem: Fellini foi capa de uma das edições da Revista L’Uomo (Foto: Reprodução)

 

elsa

Elsa Martinelli e Federico Fellini (Foto: Reprodução)

 

mastroianni

Marcello Mastroianni e Federico Fellini (Foto: Reprodução)


Claudia Cardinale e Federico Fellini (Foto: Reprodução)

 

ekberg

Anita Ekberg e Federico Fellini em “La Dolce Vita” (Foto: Reprodução)

# Federico sempre esteve cercado de belas atrizes como Claudia Cardinale, estrela do magistral “Oito e meio”, e Anita Ekberg, que ele lançou em “La Dolce Vita”. Esta de fugaz carreira, pois voltou ao anonimato depois do filme.

# O personagem masculino marcante foi Marcello Mastroianni, que entre muitos, estrelou os filmes “La Dolce Vita”, “Oito e meio” e “Entrevista”, de 1987, um falso documentário dos estúdios. Marcello aparece travestido de Mandrake e faz uma mágica com Anita Ekberg.

 

mandrake

Mandrake The Magician no filme, elaborado com a fantasia de Fellini (Foto: Reprodução)

 

desenho

Federico Fellini desenhava com talento e retratou sua secretária Liliana Betti para a revista (Foto: Reprodução)

 

cardápio

O cardápio do jantar de Réveillon proposto por Danilo Donati, artista múltiplo e cozinheiro, teve a ilustração com desenho de Federico Fellini e fotos com personagens de seus filmes caracterizados como iguarias do jantar. Bizarrices do gênio (Foto: Reprodução)

# Giuletta Massina sempre exerceu fascínio. Um dos depoimentos que ouvi a seu respeito foi de Ione Pacheco Sirotsky, que a encontrou num espetáculo na Europa, e como admiradora da atriz, aproximou-se para cumprimentar. Relatava que a doçura e encanto de Giulietta transpareciam de imediato, comprovando sua personalidade incomum.

 

giu

Giulietta Massina: personalidade de grande encanto (Foto: Reprodução)